29 de novembro de 2008

 

Galícia tira título honorário do ditador Franco

Os tempos são outros até na Espanha. O ex-ditador da Espanha, Francisco Franco, que se manteve no poder com mão-de-ferro de 1939 a 1975, acaba de perder (postumamente como é óbvio) o título de prefeito honorário de Ferrol, sua cidade natal, situada na Galícia, região nordeste do país. Neste sentido, uma moção do Bloco Nacionalista Galego, um partido regional de esquerda, foi aprovada pelo Conselho Municipal.

Estátuas de Franco e nomes de ruas que o celebravam estão gradualmente desaparecendo de muitas cidades espanholas, após quase três décadas de democracia. Ainda assim, há percalços na busca pela verdade histórica. Cerca de 130 mil pessoas foram fuziladas pelas tropas de Franco, durante e após a guerra civil, sendo enterradas em valas comuns. O juiz Baltazar Garzón, quer que tribunais locais abram as 19 valas comuns que ele identificou para exumar os restos mortais. Numa destas valas estão os restos mortais do poeta Federico Garcia Lorca.

Uma Lei da Anistia de 1977 cobre o período da guerra civil espanhola, mas, nada impede que juízes locais determinem a exumação dos corpos das valas comuns. Aqui no Brasil também há uma Lei da Anistia, mas, nada impede que militares torturadores e assassinos sejam identificados e punidos. Crimes hediondos como tortura e desaparecimento de corpos não são anistiáveis pelas leis internacionais.

Comments:
Oldack,
Só hoje parei para ler o seu Blog, sem dúvida alguma excelente e então você foi incluído com o Blog Bahia de Fato entre os meus favoritos, coisa que já deveria ter feito. Meu Blog foi criado em 05/03/08, com incentivo da amiga Jussa Seixas e apio inicial de Daniel Pearl, Glória Leite e Oni Presente. Agora os que me apoiam são muitos. Veja os que estão em Minhas Notícias e em meus favoritos e podemos trabalhar juntos. Um abraço. Saraiva 13.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?