23 de novembro de 2008

 

Emiliano Jose lança “Victor Meyer um revolucionário” em São Paulo

Dia 12 de dezembro próximo, o escritor e jornalista Emiliano José vai lançar, em São Paulo, seu mais recente livro “Victor Meyer, um revolucionário”, resgatando a memória de um militante da organização revolucionária Política Operária – POLOP, nos tempos da ditadura. O lançamento vai acontecer na cerimônia de posse da nova diretoria da Fundação Perseu Abramo, de cujo Conselho Curador ele foi eleito. O ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, que foi eleito presidente da FPA, assina o prefácio do livro como ex-militante.

LANÇAMENTO EM SALVADOR

Dia 21 de novembro que passou, Emiliano José autografou “Victor Meyer, um revolucionário” no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Foram 280 livros autografados das 18h ás 23 h, além de outros vinte exemplares de suas obras anteriores: “Marighella, o inimigo número um da ditadura”, “As asas invisíveis de Padre Renzo”, os dois volumes anteriores da série “Lembranças do Mar Cinzento” e ainda “Lamarca, o capitão da guerrilha”, este último escrito em parceria com Oldack Miranda.

Em torno de 800 pessoas estiveram presentes ao lançamento de Salvador. Muitos ex-militantes da POLOP compareceram e até interromperam a noite de autógrafos para uma foto. Compareceram muitos titulares de cargos do governo Wagner: Fernando Schimdt, Chefe de Gabinete; Eva Chiavon, Casa Civil; Robson Almeida, secretário de Comunicação; Márcio Meirelles, da Cultura; Nilton Vasconcelos, do Trabalho e Renda; Domingos Leonelli, do Turismo; Luiz Alberto Petitinga, presidente da Desenbahia; Póla Ribeiro, presidente do IRDEB/TVE e Fred Fernandes, Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça.

Registrar presenças é arriscado. Mas, lá estiveram a vereadora Vânia Galvão, presidente do PT de Salvador, Waldenor Cardoso, atual presidente da Câmara Municipal, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), os deputados estaduais Ze Neto (PT) e Álvaro Gomes (PCdoB), os ex-deputados Sargento Isidoro (PT) e Adelmo Oliveira (MDB). O sociólogo Joviniano Neto (Apub), Lidivaldo Brito, Procurador Geral de Justiça, Silvana Almeida, da Promotoria de Idosos e Deficientes Físicos e Tereza Cristina Almeida Ferreira, Defensora-Pública Geral da Bahia.

Reencontros são emocionantes. Césio Oliveira, o jornalista que levou muitos ex-presos políticos ao jornalismo através da Tribuna da Bahia, ele próprio ex-militante da POLOP. Jornalistas veteranos como Carlos Navarro, José Valverde, José Carlos Teixeira, Wander Prata, Sobral, Antônio Mattos. A turma mais nova como Mariana Bião, que comandou a assessoria de imprensa do lançamento. Eliezer César, jornalista e escritor. Edson Barbosa, da Link Publicidade. João Falcão, fundador do Jornal da Bahia e ex-deputado pelo PCB na década de 50.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?