20 de outubro de 2008

 

Morre o poeta negro do samba, Luiz Carlos da Vila

Peguei esse post no blog Balaio do Kotscho. É um texto do repórter da TV Globo, Chico Pinheiro, que lamenta a morte do compositor Luiz Carlos da Vila, o grande poeta negro do samba:

Queridos e queridas,

O Brasil perdeu hoje (20) um grande poeta negro, um grande sambista, uma grande ave mansa.

Aos 59 anos, vai Luiz Carlos da Vila viver para sempre o seu Dia de Graça, na eterna manhã feliz, “do jeito que o Mestre sonhava …”

Quem não ouviu suas músicas não sabe das belezas que estão escondidas ali.

“Por um dia de Graça”, um dos hinos das “Diretas Já”, é uma profunda manifestação de Esperança, oração que poderíamos proferir todos os dias neste Brasil.

“Kizomba”, samba-enredo que ele compôs para a Unidos de Vila Isabel (e venceu !) é a profissão de fé em Zumbi dos Palmares e na força transformadora da luta pela Libertação.

“Nas veias do Brasil” (gravada também por Beth Carvalho) é canto de amor-doação do preto velho que cura de graça, da mãe negra que amamenta amorosa os filhos do senhor da casa grande, na esperança de que o alimento dê a cada pequeno um coração para sempre sensível.

Vai Luiz Carlos da Vila, vai brilhar com a luz de Candeia, vai para refletir sobre todos nós a beleza do sonho do Mestre, que agora podes contemplar, face a face.

Pede a todos o santos e orixás que nos ensinem a descobrir a riqueza da Graça derramada sempre sobre todos e cada um de nós a cada dia. Axé !!!

Com fraternura, Chico Pinheiro, repórter

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?