15 de outubro de 2008

 

Mais de 500 trabalhadores da área da saúde apoiaram Pinheiro (PT)

Não sou da área da saúde, mas estava terça-feira (14) à noite no Hotel Fiesta, de Salvador, atraído por outra reunião de apoio a Walter Pinheiro (PT). Acabei acompanhando a reunião da saúde. A agitação foi tanta que Pinheiro se atrasou para a reunião dos apoiadores que ocorria em outro auditório do mesmo hotel, sob a coordenação do secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, e do presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo.

O secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, abriu a reunião setorial. Participei como penetra. O evento reuniu profissionais da saúde da atenção básica, da média e alta complexidade, profissionais liberais, lideranças do Sindicato dos Médicos, Sindicato dos Agentes de Endemias e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, além das representações partidárias da frente de esquerda que apóia Pinheiro e Lídice.

Jorge Solla é muito objetivo. “Não temos porque nos envergonhar de ter participado do governo municipal. As grandes conquistas de Salvador, principalmente na área da saúde, como a gestão plena, que só foi possível com a nossa participação à frente da secretaria, são muito importantes”, disse ele.

Segundo o secretário da Saúde, "Salvador sempre ficou a reboque na área de saúde, apenas com a atenção básica e terceirizada. Procuramos viabilizar o Sistema Único de Saúde em Salvador, e isso foi muito positivo em nossa atuação junto à secretaria municipal". Nosso apoio à atual administração municipal, desde que assumimos a Secretaria de Saúde do Estado, foi na perspectiva de que a saúde pública na capital melhorasse.

Walter Pinheiro (PT) destacou a importância do fortalecimento da saúde pública em Salvador, seu compromisso com os profissionais de saúde e a atenção que dará à pasta. "Não dá para tratar a saúde com irresponsabilidade, na brincadeira. Construímos um programa de saúde que é viável de ser concretizado e para isso ouvimos os profissionais envolvidos nesta área. Estamos mostrando propostas viáveis nos quatro anos de gestão".

Ele destacou sua meta de cuidar bem da população e não apenas em investir em infra-estrutura: "O que norteia nosso projeto é o cuidar das pessoas, não adianta construir posto de saúde, como andam prometendo por aí, se não tivermos pessoas capacitadas para atender".

Pinheiro falou ainda de sua proximidade com a luta dos Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. "Essa relação nos mostrou a necessidade de cuidar destes profissionais, e por isso lutamos para regularizar os vínculos desses trabalhadores no Congresso Nacional. Precisamos mudar o conceito do Programa de Saúde da Família e a nossa parceria com o Estado da Bahia será fundamental, pois com ela vamos garantir uma gestão eficiente na saúde pública em Salvador".

Pinheiro é o cara. Pinheiro representa o alinhamento com o governo estadual e federal, visto que o projeto é o mesmo: fortalecimento do SUS e a garantia da saúde pública para todos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?