21 de outubro de 2008

 

Geddel Vieira Lima dá um tiro no próprio pé

Geddel Vieira Lima fez carreira política na Bahia como anticarlista. Irritou tanto o falecido ACM que este o chamou de “agatunado”, por sua atuação digamos “heterodoxa” na política baiana.

Geddel Vieira Lima também fez dura oposição ao presidente Lula. Ele se referia ao presidente da República como “ladrão”. É bem verdade que já andou pedindo desculpas pela incontinência verbal, depois que foi convidado para o Ministério da Integração Nacional.

Apesar do crescimento do PMDB, com 113 prefeitos eleitos na Bahia, Geddel Vieira Lima pode morrer na praia. Como explicar sua adesão ao neocarlismo? Como aceitar sua adesão à velha panelinha Paulo Souto/César Borges/ACM Neto?

O emagrecimento do DEM no Estado e a derrota de ACM Neto (DEM) em Salvador mostraram mais uma vez que a Bahia não quer a volta do carlismo. Geddel, ao articular a coligação PMDB/DEM está dando um tiro no pé.

A Bahia não quer um novo ACM, nem do DEM, nem do PMDB.

Comments:
Companheiro Oldack, sou leitor assíduo do seu blog.
Essa matéria que fala do tiro no próprio pé dado pelo então Ministro da Integração Nacional remete-me a uma matéria do jornal A Tarde sobre uma provável aliança entre o PT e o PR no plano estadual. Naquela oportunidade o Ministro Geddel, não poupou críticas ao Governador Wagner, dizendo até que o mesmo devia explicações caso ocorresse a suposta aliança, que segundo a imprensa se daria mediante a oferta da pasta da Agricultura ao PR. O argumento utilizado por Geddel foi o de que o governador não poderia se aliar com o partido do Senador César Borges, ainda aque fosse uma tímida aliança, uma vez que o mesmo faz parte de um grupo que corresponde ao que sobrou do coronelismo na Bahia. Meses depois, é o Ministro Geddel quem fecha essa aliança tendo em vista a reeleição de seu candidato a prefeitura de Salvador e, o que é pior, ainda traz no bojo o DEM, partido ao qual dirigiu duras críticas num passado recente.
São por essas e outras, companheiro Oldack, que a cada dia tenho mais certeza que as críticas dirigidas, por Geddel, ao DEM no passado não eram críticas verdadeiras, os questinamentos do Ministro sobre a forma utilizada por ACM, figura mais peçonhenta que já conheci, para conduzir a política na Bahia eram apenas por conta de que Geddel gostaria de estar no lugar do Coronel.
Na minha humilde opinião, o projeto político do então Ministro é ser o próximo Coronel do estado e ele vê na reeleição de João Henrique o ponto de partida pra realização do seu projeto.
No mais, parabéns pelo Blog e até mais.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?