5 de setembro de 2008

 

Ministro da Saúde defende direito ao aborto

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu o direito da mulher escolher se quer ou não interromper a gravidez se o feto tiver anencefalia (ausência de cérebro). Com essa anomalia não há chance de sobrevivência para o bebê após o parto. A opinião foi dada durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal, que deverá julgar ainda este ano se será permitido legalmente o aborto neste tipo de gravidez.

“Defendemos o direito de escolha da mulher grávida sobre a antecipação dos partos nesses casos. O Ministério da Saúde defende essa garantia, fundamentando, entre outras razões, na dolorosa experiência de situações em que mães são obrigadas a levar sua gestação, mesmo sabendo que o feto não sobreviverá após o parto”.

É impressionante como o Supremo Tribunal Federal, não por acaso integrado por maioria absoluta de homens, adiam e problematizam a questão. Parece que são pressionados pelo clero da Igreja Católica, não por acaso formada exclusivamente por homens. No Brasil, hospitais públicos e privados têm condições técnicas de diagnosticar o mal com 100% de certeza, com um simples exame de ecografia. Quase todos os países democráticos do mundo autorizam a antecipação do parto em casos de anencefalia.

Meu Deus do céu. Como este país é atrasado!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?