2 de setembro de 2008

 

Gilmar Mendes não é de confiança

Quem está dizendo isso é o mestre Dalmo Dallari, ex-diretor da Faculdade de Direito da USP. O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, quando era Advogado-Geral da União, no governo FHC, foi contra a demarcação das terras indígenas. Falta-lhe, portanto, a necessária imparcialidade para julgar o caso da reserva Raposa do Sol.

Aliás, o mestre critica o ministro Gilmar Mendes por ter agido fora da lei, contra a Constituição Federal, ao aceitar o segundo pedido de habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, ao lhe dar foro privilegiado. Uma ilegalidade. Dalmo Dallari conhece as entranhas do Poder Judiciário como ninguém.

Mas tem gente de bem no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Ayres Britto resiste às pressões dos arrozeiros e dos fascistas militares ao defender a demarcação contínua da reserva. “O ministro desmontou, uma a uma, as peças do mosaico criado por ruralistas, segundo os quais a Raposa Serra do Sol, no formato atual, colocaria em risco a soberania nacional, decorrente da ausência do Estado e da conseqüente prevalência de interesses estrangeiros”.

Só faltava essa. Os índios pagarem a conta pela ausência do Estado brasileiro na fronteira.

(Fonte: CartaCapital 3/09/08).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?