24 de agosto de 2008

 

Walter Pinheiro (PT) se compromete com luta das mulheres de Salvador

A coligação “Salvador, Bahia, Brasil”, a única com uma mulher na chapa majoritária, a vice Lídice da Mata, apresentou sua plataforma com políticas específicas para as mulheres na sexta-feira (22/8), no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho. Em um auditório repleto de candidatas a vereadoras e militantes da causa feminina, o candidato Walter Pinheiro (PT) e sua vice, Lídice da Mata (PSB), se comprometeram com a criação da Secretaria Municipal da Mulher e outras políticas públicas que atendam às demandas das mulheres da cidade.

Secretaria da Mulher

A plataforma da frente formada pelo PT, PCdoB, PSB e PV inclui propostas nas áreas de saúde, educação, emprego e renda, cultura, habitação e enfrentamento à violência. A frente também defende a ampliação da participação feminina nos espaços de poder. Para isso, se compromete com a criação da Secretaria Municipal da Mulher e o funcionamento o Conselho Municipal da Mulher. A secretaria será a responsável pela concepção e implementação de políticas públicas que melhorem as condições de vida das mulheres, com superação das desigualdades sociais e de gênero.

''A Secretaria da Mulher não será apenas mais uma secretaria municipal. Ela será responsável por uma das principais marcas da nossa gestão. O trabalho para a superação das desigualdades. A maioria da população de Salvador é formada por mulheres negras e chefes de família. Não é possível pensar em administrar esta cidade sem atender às demandas destas mulheres. São elas que conhecem os problemas da saúde, da educação, da falta de emprego decente. Então vamos começar a nossa gestão ouvindo e governando para a maioria da população de Salvador'', declarou Pinheiro.

Demanda antiga

A implantação de políticas específicas para a superação da desigualdade de gênero é uma reivindicação antiga do movimento de mulheres de Salvador. A Superintendência Municipal da Mulher, criada na atual gestão, foi um avanço importante pelo reconhecimento da necessidade de uma pasta exclusiva para tratar da questão de gênero. No entanto, o órgão não recebeu os investimentos necessários para a efetivação de políticas concretas. “Não tivemos muitos recursos, mas ainda assim conseguimos colocar em funcionamento o Centro de Referência Loreta Valadares, que tem foco na prevenção e atenção a mulheres em situação de violência, com atendimento jurídico e psicosocial. Com mais investimentos, poderemos fazer muito mais”, afirmou a ex-superintendente de Políticas para as Mulheres de Salvador, Maria Helena Souza.

Para a candidata a vice-prefeita Lídice da Mata, a Secretaria da Mulher é apenas uma das formas de ampliar a participação feminina nos espaços de decisão. Para ela, a igualdade de gênero será conquistada com a eleição de mais mulheres como vereadoras, deputadas, senadoras, prefeitas e governadoras. “Temos que começar agora a lutar para que os parlamentos e o Executivo reflitam a formação da nossa sociedade. Não podemos mais ser minoria dos que decidem o futuro do país, pois somos a maioria da população brasileira. Vamos começar a virada com a eleição de mulheres e homens comprometidos com a nossa causa para a Câmara Municipal. Este será o primeiro passo para que se construa uma sociedade mais justa, pois isso só será possível com a igualdade de gênero”, ressaltou Lídice.

Fonte: O Vermelho.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?