4 de agosto de 2008

 

Selo comemorativo, com foto da resistência à ditadura, celebra cem anos do Centro Acadêmico Afonso Pena em Belo Horizonte

O Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) completa 100 anos no dia 16 de agosto de 2008. Em celebração ao evento, o CAAP promove em Belo Horizonte uma semana de eventos. Os organizadores estão produzindo um selo comemorativo. A ilustração do selo do centenário é o cartaz impresso em 1998, por ocasião da celebração dos 30 anos de resistência ao Ato Institucional 5, que radicalizou a ditadura militar iniciada com o golpe de 1964.

O cartaz, que vai virar selo comemorativo, reproduz uma foto histórica de 1968. Para se refugiar da violenta repressão policial-militar, durante uma passeata de protesto contra a ditadura, os estudantes ocuparam o anexo da Faculdade de Direito, em construção. O prédio foi ocupado durante todo o dia, à noite, até as 4h da madrugada, sob cerco total. Após nervosas negociações os estudantes desocuparam o anexo sem nenhuma prisão.

Eu estava lá, 20 anos, “armado” de pedras contra a polícia da ditadura. A foto documenta o momento exato em que um grupo de estudantes respondia com pedradas as bombas de efeito moral da repressão. Na foto estão Oldack Miranda (Direito), sem camisa, magrelo, Nilmário Miranda (Economia), que anos depois virou deputado e ministro dos Direitos Humanos, Edson Gonçalves (Engenharia), que virou prefeito de Teófilo Otoni (MG) e Leovegildo Leal (Direito), que virou professor de História. Há um quinto protagonista que nunca foi identificado. O cartaz ilustrou carteira nacional da UNE em 98. Agora se transforma em selo comemorativo.

Dia 13 de agosto o CAAP entrega a Medalha José Carlos da Matta Machado ao ex-prefeito de Belo Horizonte e atual Ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. Zé Carlos foi assassinado na tortura pelo Exército Brasileiro. A homenagem engrandece as celebrações.


LEIA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sábado, 09/08, 15h
Local: Câmara Municipal
Sessão solene em homenagem ao centenário do CAAP.

Segunda, 11/08, 11h
Local: Auditório Alberto Deodato (Faculdade de Direito)
Homenagem ao prof. Washington Albino, criador da cadeira de Direito Econômico.
Palestra do ministro do STF Eros Grau (prof. titular de Direito Econômico da USP).

Segunda, 11/08, 20h
Local: Assembléia Legislativa
Reunião Especial em homenagem ao centenário do CAAP.

Terça, 12/08, 11h
Local: Auditório Alberto Deodato (Faculdade de Direito)
Debate Emendas ou Remendas – Reconstitucionalização?, com os professores Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira e José Luiz Borges Horta.

Terça, 12/08, 18h
Local: Auditório Alberto Deodato (Faculdade de Direito)
Homenagem ao ex-presidente da República e fundador da Faculdade de Direito da UFMG Afonso Pena, com a presença de Afonso Pena (bisneto).
Debate 1968, 1988 e 2008: Reformas ou Revoluções? - O papel do estudante na política brasileira, com Fátima Anastasia, Plínio Arantes e Edval Nunes Caja.

Quarta, 13/08, 11h
Local: a definir
Inauguração do monumento em homenagem ao centenário do Caap, pelo vice-governador Antônio Augusto Anastasia.

Quarta, 13/08, 18h
Local: Auditório Alberto Deodato (Faculdade de Direito)
Entrega da medalha José Carlos da Matta Machado e palestras de ex-caapianos: Sepúlveda Pertence (ex-presidente do STF), Antônio Augusto Anastasia (vice-governador de Minas), Patrus Ananias (ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Raimundo Cândido Júnior (presidente da OAB/MG).

Sábado, 16/08, 16h
Local: Igreja São José (Centro)
Missa em Ação de Graças pelo centenário do Caap e cinqüentenário da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da Faculdade de Direito da UFMG.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?