19 de agosto de 2008

 

Guia do Candidato Empreendedor do Sebrae orienta prefeituráveis

O desenvolvimento e a geração de emprego são os grandes desafios dos gestores públicos, e os candidatos a prefeito precisam estar preparados para enfrentá-los. A solução está espalhada Brasil afora: as micro e pequenas empresas, que hoje representam 97,5% do total de empresas do país e empregam formalmente 51% da força de trabalho, o que equivale a 13,2 milhões de empregos com carteira assinada e 38% da massa salarial.

O Guia do Candidato Empreendedor 2008 foi lançado oficialmente na Câmara Federal (08/08/08). Lá estão sugestões para promoção do desenvolvimento local por meio de incentivos aos micro e pequenos negócios, conforme estabelece a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - a Lei do Supersimples. É um item básico na administração pública, junto com saúde, educação, segurança e infra-estrutura.

No caso de Salvador, os candidatos a prefeito têm outro desafio. Na Bahia existe o Programa Estadual de Microcrédito. Ele beneficia diretamente o trabalhador autônomo e está presente em 142 municípios, menos na capital. O Programa é executado pela parceria entre a Secretaria do Trabalho e Renda (SETRE), Desenbahia, Sebrae e prefeituras municipais. Até hoje nenhum prefeito de Salvador levou a sério a implantação do microcrédito na cidade. Dá muito trabalho e poucas manchetes.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?