1 de agosto de 2008

 

Ex-ministro Nilmário Miranda visita Cabo Verde em busca de parcerias para Fundação Perseu Abramo

O vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, visitou Cabo Verde, África, a convite de seu presidente Pedro Pires. A conversa girou em torno de possíveis colaborações entre o Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV), o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Fundação Perseu Abramo (FPA). Cabo Verde, de língua portuguesa, está em pleno crescimento e é um dos países mais estáveis do continente africano.

O presidente Pedro Pires é um remanescente do núcleo original do PAICCV, fundado por Aristides Pereira e Amilcar Cabral. Formado por ilhas vulcânicas, o país não tem petróleo nem geração de energia elétrica, não produz muitos alimentos e o povo usa água dessalinizada, mas há um grande desenvolvimento do turismo e uma equilibrada distribuição de renda. Há três mil estudantes caboverdeanos no Brasil. As principais autoridades querem maior aproximação com o Brasil e o PT.

A Fundação Perseu Abramo quer promover um seminário em 2009 com os países de língua portuguesa, para discutir a identidade cultural, as relações comerciais e a questão social. O presidente Pedro Pires sugeriu uma parceria para o resgate da história de um campo de concentração que funcionou muito tempo em Cabo Verde, para confinar opositores da ditadura de Salazar e depois para prender os combatentes das lutas de libertação nacional. Surgem idéias de publicações conjuntas. Cabo Verde parece muito com o Brasil. Mais ainda com a Bahia. A música deles dialoga com a música do Brasil e do Caribe. Cesárea Évora é conhecida no mundo inteiro. Mas tem Tcheca, Lura, Mayra, Baú e Nancy, tem Ildo Lobo. Acompanham as novelas brasileiras e o samba.

LEIA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?