21 de agosto de 2008

 

Com Lula, nada será como antes na educação do Brasil

Embora a revista Veja se esforce para desclassificar a educação no Brasil, que não anda mesmo muito boa, mas merece um debate sério, o Governo Lula não tem medido esforços para avançar na qualidade do ensino. Lembro-me da ampliação das universidades federais pelo país afora, lembro-me da decisão governamental de fazer retornar o ensino de Filosofia e Sociologia. Agora, o presidente sanciona a lei 11.769 que ordena a obrigatoridade do ensino de música na educação básica.

A opinião do compositor Felipe Radicetti, publicada em A Tarde, sintetiza tudo: “A sanção deste projeto de lei cria um novo paradigma. A presença da música nas escolas tem uma importante função de mediação das relações sociais, mas também é importante pelo caráter de transdisciplinaridade que ela tem. A música pode auxiliar na matemática, no português, na história, na geografia, quer dizer, pode permear todas as matérias”.

Daniela Mercury festejou: “Acompanhei todas as etapas desse processo, fui a Brasília, junto com outros artistas, para um encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad e, um dia antes da sanção do presidente Lula, entrei em contato, novamente, com o ministro e com nosso presidente para pedir que o projeto fosse sancionado. Finalmente, nossas crianças voltam a ter no currículo escolar a disciplina Música”.

Evidentemente, a sanção da lei não esgota o assunto. Não somente os educadores, mas toda a sociedade deve debater qual a educação musical que serve melhor ao Brasil. A música é um direito da criança. Hoje, impera o analfabetismo musical. Como disse a professora baiana de Música, Carmen Mettig, a música socializa, educa, disciplina, harmoniza, equilibra o sistema nervoso, trabalha o emocional, a sensibilidade”.
Felizmente, o ministro Fernando Haddad, da Educação, é aberto ao diálogo. Começa agora uma nova etapa, a da construção de metodologia e da capacitação de professores.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?