17 de julho de 2008

 

Vereadora Vânia Galvão (PT), guerreira, inaugura comitê eleitoral

No meio da sujeira e da mediocridade que imperam na Câmara Municipal de Salvador, alguns (poucos) vereadores se destacam pela resistência e compromisso com os reais interesses públicos. A negona Olívia Santana (PCdoB) é uma delas. Outra é Vânia Galvão (PT), vereadora de espírito guerreiro, incansável, que aliás inaugura seu Comitê Eleitoral nesta sexta-feira, 18 de julho (rua Caetano Moura, 587, Federação, bem defronte a Escola de Arquitetura da UFBA) com discurso e samba. À noite.

Eu admiro Vânia Galvão por sua luta pelos direitos da mulher e dos gays. É uma veterana defensora dos direitos humanos. Eu me lembro que em plena ditadura ela desafiou os militares e liderou uma greve por aumento salarial dos servidores da UFBa.

Vânia Galvão entrou na universidade como funcionária e tornou-se estudante de Direito nos anos 70. Foi uma das principais articuladoras do movimento dos servidores da UFBa durante décadas, fundou a Associação dos Funcionários da UFBa (Assufba), da qual foi sua primeira presidenta, sendo reeleita por três mandatos e, depois, elegeu-se presidenta da Fasubra que se tornou o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras.

Ainda em plena ditadura, Vânia Galvão liderou a primeira grande greve nacional, decretada ilegal pelo ditador general Figueiredo - uma mulher a desafiar durante 84 dias a truculência da ditadura que oprimia o país.

O tempo passou e Vânia Galvão continua firme e forte. Seu slogan é "Ser forte, ser mulher".

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?