24 de julho de 2008

 

Governador Wagner não se mistura com atividades de lobista

A imprensa tanto insistiu que o governador da Bahia, Jaques Wagner, acabou tendo que desfazer insinuações grosseiras. Ser o “melhor amigo” do publicitário Guilherme Sodré Martins, acusado de fazer lobby para Daniel Dantas, não significa, e não significa mesmo, manter qualquer tipo de relação com as atividades profissionais do acusado. Até porque o governo da Bahia não mantém qualquer tipo de relação com o Grupo Opportunity e nem com a empresa do publicitário. A confusão deliberada vinha sendo alimentada pela Folha de S. Paulo e sua agência Folhapress.

O relatório da Polícia Federal constatou que o publicitário Guilherme Sodré Martins recebeu R$ 255 mil, em 2005, da Brasil Telecom, à época controlada pelo grupo Opportunity do banqueiro Daniel Dantas. A PF com a Operação Satiagraha concluiu que Sodré Martins seria o responsável pelos contatos políticos do banqueiro Daniel Dantas. Wagner afirmou que Sodré Martins não fez lobby junto ao governo da Bahia, em nome de Dantas. Se não há contratos com o governo não há motivo para lobby.

Jaques Wagner é muito franco. Ele afirmou que é mesmo muito amigo do publicitário Sodré Martins, que já foi casado com Fátima Mendonça, a primeira-dama da Bahia. Mas, amizade, amizade, negócios e política à parte. A vida profissional de cada um é independente da amizade pessoal. Segundo Wagner, Sodré Martins tem uma empresa que presta serviços ao banqueiro Daniel Dantas, e se tiver envolvido em alguma irregularidade deve ser investigado e responder na Justiça. Ponto final.

Mas a Folha de S. Paulo tem uma fixação contra o PT. A legítima advocacia de Luiz Eduardo Greenhalgh para Daniel Dantas é criminalizada nas páginas do jornalão. O pedido de informações de Greenhalgh a Gilberto Carvalho, Chefe-de-Gabinete do presidente Lula é criminalizado pelo jornalão. De repente, o fato de Guilherme Sodré, que é médico de formação, ter indicado o acupunturista Gu Han Chu, que tratou a bursite do presidente Lula, passa a ser incluído no texto da reportagem com um tom quase acusatório.

Penso que a Folha de S. Paulo subestima em demasia a inteligência de seus leitores.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?