3 de julho de 2008

 

Centro de Documentação Zahidé Machado recebe acervo pessoal de Loreta Valadares

Carlos Melgaço Valadares doou o acervo bibliográfico pessoal de Loreta Valadares para o Centro de Documentação, Informação e Memória Zahidé Machado, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da UFBA. Loreta Valadares, falecida em novembro de 2004, era militante feminista, dirigente nacional do PCdoB e professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Carlos Valadares, viúvo de Loreta, é médico, dirigente do PCdoB. Por muitos anos, os dois foram presos políticos da ditadura militar e passaram por torturas violentas nos subterrâneos do regime. Viveram exilados até a Anistia Política. De volta ao Brasil, fincaram residência em Salvador e se destacaram nas lutas pela democratização. Loreta Valadares exerceu papel importante na luta pelos direitos das mulheres.

O Centro de Documentação, Informação e Memória Zahidé Machado do NEIM, especializado nas temáticas relacionadas a Mulheres, Gênero e Feminismo, possui o maior acervo temático do Norte e Nordeste, com destaque para os acervos da historiadora Ana Montenegro (doado em vida), do Grupo Feminista Brasil Mulher e da Federação Bahiana pelo Progresso Feminino.

O NEIM distribuiu nota de agradecimento público a Carlos Valadares pela doação. O acervo de Loreta Valadares (livros, periódicos e documentos), segundo o NEIM, além de enriquecer o arquivo vai contribuir para estudos e pesquisas sobre as mulheres brasileiras. Eu vi Carlos Valadares no desfile do 2 de Julho, em Salvador, passando abraçado a outros dirigentes comunistas, puxando o bloco vermelho do PCdoB. É incansável na luta pelo que acredita.

Soube que Carlos Valadares vai se candidatar à Câmara de Vereadores de Salvador. Se confirmado, a Câmara só tem a ganhar.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?