24 de junho de 2008

 

Wagner apostou na tradição do São João da Bahia

Madrugada junina, 4 horas da manhã do dia 24/06, no Camaforró de Camaçari, o forrozeiro Adelmário Coelho (o ídolo da minha amiga Betânia Sobral) interrompeu seu show para uma declaração: o governador Jaques Wagner resgatou a tradição do São João da Bahia. Adelmário está certo: há muito não se via a participação efetiva do governo do estadual investindo diretamente na maior festa popular da Bahia. Antes, cada prefeitura tinha que se valer das verbas públicas ou de patrocínios para promover seus eventos. Era como se o Estado não existisse. É preciso dizer que o São João supera até mesmo o Carnaval, pois eventos festivos acontecem por todo os municípios baianos, numa saudável competição pela melhor folia. E quem ganha são as pessoas que amam essa festa.

Adelmário destacou a importância dessa parceria do governador Wagner com os profissionais que fazem o São João: mais emprego, mais gente trabalhando pela folia, mais turistas e visitantes pelo interior, enfim, a festa também é importante para a economia do Estado.

Outra virada espetacular neste ano foi o investimento no São João da capital baiana. O Carlismo chegou a boicotar a festa em Salvador, ao impedir o que o jornal A Tarde promovesse o "Arraiá da Capitá". Com Wagner, isso teve fim. Além do Arraiá, Salvador recebeu de volta o São João no Pelourinho. Nem todos viajam para o interior. Então, por que não prestigiar também os soteropolitanos? Isso o governo fez: atrações de renome levam mutidões ao Terreiro de Jesus desde o dia 13 de Junho, quando o evento "São João da Bahia" começou. Ontem foi o cantor sertanejo Daniel quem fez a festa no palco central, por onde passaram Daniela Mercury, Alceu Valença, Adelmário Coelho, e tantos outros.

As festas juninas são sem nenhuma dúvida a mais forte manifestação popular do Nordeste, e a Bahia tem uma contribuição extraordinária na construção das tradições dessa folia. Se Pernambuco deu ao Brasil o maior forrozeiro, Luís Gonzaga, a Bahia deu o Trio Nordestino, que eternizou os símbolos maiores da musicalidade forrozeira: o triângulo, a sanfona e a zabumba.

Entre no site São João da Bahia e saiba mais sobre a festa por todos os municípios baianos. Tem muito mais folia por acontecer!

Valeu Wagner! E que o São João de 2009 seja ainda melhor!

Comments:
sou da paraíba e participo do são joão da bahia desde 1994 todo ano
com a banda xiss da paraíba passei por uibaí, presidente dutra, irecê,
lapão, souto soáres, mulungú do morro, jussiape, berimbau e muitas outras cidades e posso confirmar que o maior são joão mundo acontece na bahia. e este ano vou esta mais uma vez por aí.
um abraço marcondes.
 
psou de salvador mais minha mãe e de berimbau em tão todos os anos eu vou pra berimbau tenho um filho de 6 anos sempre cutindo o são joão em berimbau este ano estaremos lá com certesa.é o melhordi é berimbau.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?