6 de junho de 2008

 

Manuel Marulanda, Herói da América Latina

Entre a mídia brasileira, teleguiada pelas agências dos EUA e Colômbia, e Miguel Urbano Rodrigues, ex-editorialista do jornal Estado de São Paulo, de longa e digna carreira, fico com este último no julgamento do comandante Manuel Marulanda, dirigente máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), falecido de ataque cardíaco em 26 de março de 2008.

As cadeias de televisão e a grande imprensa da Europa e EUA comentaram esse acontecimento na mesma linha da imprensa brasileira, com insultos e calúnias, com raras exceções. Para decepção do narcogoverno da Colômbia, Tiro Fijo morreu de causas naturais, rodeado por sua mulher e companheiros da guerrilha. Morreu de velho.

O jornalista Miguel Urbano recupera a verdade sobre o rebelde colombiano. Começou a luta com 46 combatentes e morreu no comando de uma força de 15 mil soldados. Urbano esteve com ele em 2001 quando 300 prisioneiros foram libertados pelas FARC sob supervisão da Cruz Vermelha e delegações de embaixadores de países europeus. Mais tarde, a União Européia, sob pressão de Washington, definiria as FARC como "organização terrorista".

O narcogoverno da Colômbia sempre mentiu sobre as FARC. Anunciou a morte de Marulanda pelo menos vinte vezes. Equipado com armas que Washington fornece apenas ao estado militarista de Israel o Exército da Colômbia acumulou derrotas com seus 380 mil soldados. Não há solução militar para essa guerra civil. E o narcogoverno da Colômbia fecha as portas ao intercâmbio humanitário.

Há uma campanha farisaica contra as FARC apoiada pela grande imprensa. A mídia engole a versão do fascismo colombiano segundo a qual as FARC estão envolvidas em negócios do narcotráfico e de armamentos. A mesma técnica da desinformação usada contra o Iraque volta-se também contra o Equador e a Venezuela. A campanha de calúnias contra as FARC vai continuar, como parte da guerra de aniquilamento. Manuel Marulanda, o comandante Tiro Fijo, morreu. Viva o comandante Alfonso Cano.

LEIA DEPOIMENTO DE MIGUEL URBANO

Comments:
Parabens, meninos do Bahia de Fato, bela homenagem a "Tiro Fijo", o Miguel Urbano, grandioso.

Outra bela homenagem ao Marulanda, está no "Rebelión", assinada pelo igualmente notável James Petras.

Abraço com admiração.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?