2 de junho de 2008

 

Governo sanciona lei para retorno de Filosofia e Sociologia ao ensino médio

O presidente em exercício, José de Alencar, sancionou hoje (02/06) a lei que faz retornar, em caráter obrigatório, as disciplinas Filosofia e Sociologia aos três anos do ensino médio.

As duas disciplinas foram substituídas durante a ditadura militar (1964-1985) pela idiotizante disciplina chamada Educação Moral e Cívica e depois por uma tal de Organização Social e Política Brasileira - OSPB.

As disciplinas (Filosofia e Sociologia) ensinam a pensar, o que era proibido pelos militares fascistas. Até hoje “intelectuais” de direita questionam se Sociologia é ciência. Elas permitirão ao estudante acessar todas as matérias do conhecimento, criando ambiente para que se formem conceitos, caráter moral e visão humanista.

A lei vale tanto para alunos de escolas públicas quanto para a lei particular. Lamentavelmente, o texto não especifica quando a lei deve ser implementada. Vai depender do MEC.

Segundo levantamento do Conselho Nacional de Educação (CNE), ao menos 17 Estados já têm as duas disciplinas no ensino médio. Outras escolas, muitas delas particulares, já as oferecem há anos.

Em 2001, o presidente Fernando Henrique Cardoso VETOU um projeto de lei que incluía as disciplinas novamente.

O texto, proposto pelo petista Padre Roque (PT-PR), havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Sob a gestão tucana, o Ministério da Educação argumentou que o texto criava ônus para os Estados, que teriam de contratar mais professores, e era “anacrônico”.

Comments:
A luta pela reinserção da Sociologia nos currículos de cursos de nível médio é antiga no âmbito da categoria dos sociólogos.
Finalmente o bom senso prevaleceu.
Cabe agora outra luta: Fazer com que os governantes promovam concursos imediatamente para preencher os cargos com pessoal devidamente habilitado, ou seja, licenciados em Sociologia.

Gustavo Almeida.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?