18 de junho de 2008

 

Fox da Volks decepa dedos e mídia se finge de morta

Comprei um carro Fox da Volkswagen. Vermelho. Mas, agora fiquei com medo. O veículo oferece um dispositivo para o usuário ganhar mais espaço na traseira. Ocorre que, ao acionar o dispositivo o dedo fica preso e é decepado. A revista Caros Amigos fez uma detalhada reportagem. Não vi nada parecido na imprensa, sempre pronta a manchetes escandalosas por coisas bem menores.

As mutilações ocorrem desde 2003, quando o modelo foi lançado como "um novo conceito de carro". Desde abril de 2007 a Volks , seguindo determinação do Ministério da Justiça vem realizando um "recall", em bom português "rechamada", para reparar o defeito. A Volks admitiu o defeito e foi multada em R$ 3 milhões, um valor irrisório diante do que a fábrica fatura.

A revista Caros Amigos ouviu Gustavo Funada, técnico-químico da Petrobras. Em 2004, Gustavo Funada teve a ponta do dedo decepada, conforme as fotos mostram, quando tentava acionar o dispositivo que recolhe o banco traseiro para acomodar as compras. Afinal, a publicidade oferecia a "vantagem".

No início a Volks resistiu. Mas surgiram 51 vítimas, 18 delas com os dedos decepados. Aparentemente, o deslocamento do banco parecia coisa fácil. Você mete o dedo numa argola metálica, embaixo do banco, puxa para trás, desliza o banco, mas, neste instante a mão fica presa e o dedo é decepado. Na Bahia um professor foi vitimado em 2007. Em São Paulo um mecânico ao mexer no carro de um cliente teve parte do dedo arrancado.

De modo geral, as poucas reportagens que saíram foram ligeiras, superficiais e esporádicas. As vítimas estão negociando indenizações com a montadora. Em São Paulo, Rio, Minas, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná e Goiás há vítimas da "raposa", que é o que fox quer dizer. Acho que fox é a grande imprensa brasileira, que se finge de morta por causa da publicidade da Volks.

Gustavo Funada enviou carta ao presidente Lula. O Gabinete da Presidência instaurou processo através do Departamento de Proteção a Defesa do Consumidor (DPDC). Nem isso a mídia informou.

Eu comprei o Fox da Volks, mas não há quem faça eu "aumentar o espaço" na parte traseira deslocando aqueles bancos. Eu adoro a ponta de meu dedão indicador.

"Um carro decepa dedos e a mídia se faz de morta" é a manchete da reportagem da revista Caros Amigos que está nas bancas. Eu recomendo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?