2 de junho de 2008

 

Festa do 2 de Julho de 2008 será grande espetáculo democrático

Sendo ano de eleições, o próximo 2 de de Julho em Salvador será um grande espetáculo cívico-eleitoral. Com legitimidade, os partidos políticos e seus candidatos, lideranças populares e representantes governamentais, como manda a tradição, vão se misturar ao povo, e às suas manifestações culturais.

A festa do 2 de Julho não tem paralelo no Brasil. Não é um 7 de Setembro dominado pelo desfile de tropas militares e policiais. Não é um Carnaval acorrentado pelos empresários dos trios elétricos. É uma legítima manifestação popular. Maior que o Senhor do Bonfim - atrevo-me a dizer - por se tratar de uma manifestação laica e portanto de todas as religiões. Sempre estranho, e muito, o ranço de certa imprensa baiana contra a presença dos políticos na festa. Lugar de político é no 2 de Julho. E o político vai mesmo com intenção de se mostrar, atrás do voto popular. Não há nada de errado nisso.Voto não é doença, voto é saúde.

Já antevejo o governador Jaques Wagner ao lado do prefeito João Henrique com um cortejo de pré-candidatos disputando espaço com os cotovelos. Já antevejo as tradicionais vaias que as corporações e seus sindicatos nunca satisfeitos ensaiam.

Sendo governo, já estou me preparando psicologicamente para receber as vaias, tanto as corporativas, dos sindicalistas eternamente insatisfeitos, quanto as dos reacionários do DEM.

Já antevejo a concentração no Largo da Lapinha, as paradas programadas para as saudações aos heróis e heroínas da Independência da Bahia. Já antevejo as casas decoradas com toalhas brancas nas janelas e o festival de bandeirolas, umas verde-amarelas, outras com as cores da Bahia. Carro do Caboclo, capoeira, fanfarras, grupos de samba.

Quero neste ano de 2008 receber muitos panfletos em mãos. De protestos, de propaganda, de campanha eleitoral, de tudo. Sem censura. Espero com ansiedade chegar à Ladeira do Pelourinho, depois de atravessar o Santo Antônio e o Carmo e, finalmente, matar a sede na Cantina da Lua, em plena Praça Municipal.

Preocupado, o prefeito João Henrique já fez publicar no Diário Oficial o decreto criando a "Operação 2 de Julho 2008". Da Operação 2 de Julho fazem parte quatro secretarias, quatro superintendências, uma empresa e ainda vários órgãos de coordenação. Este ano o 2 de Julho será memorável. Imperdível.

Em 2007, como sempre faço há 30 anos, participei das comemorações do 2 de Julho.
Liberdade. Essa foi a mensagem das manifestações populares, de carinho e de protesto, durante as comemorações daquele 2 de julho. Durante anos, com exceção do curto governo de Waldir Pires, as vaias e os protestos eram motivo de cacetadas e repressão. Isso durou em todo o reinado do carlismo na Bahia. Isso acabou.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?