19 de maio de 2008

 

Trilhas na Chapada Diamantina praticam turismo de base comunitária

A Agência Adital publica uma novidade boa. Durante o Seminário Internacional de Turismo Sustentável, que aconteceu em Fortaleza (CE) neste mês de maio, o Grupo Calumbé, da Chapada Diamantina, na Bahia, descobriu como promover o turismo de base comunitária, como alternativa aos modelos vigentes, que são altamente predatórios e que terminam causando grandes prejuízo às comunidades e à natureza.

Segundo a Agência Adital, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a organização não governamental Grãos de Luz, que já trabalhava na região com tradição oral e popular junto às diversas comunidades, e o projeto Bagagem, que também atua na área de turismo comunitário.

O foco do Calumbé são as belas trilhas que compõem o cenário de, basicamente, três comunidades da Chapada: Remanso, Iuna e Capivara. As eco-trilhas têm envolvido várias pessoas das comunidades, despertando nelas a valorização do espaço em que vivem.

As trilhas temáticas são feitas em pacotes de dois dias (Trilha Griô do Quilombo, Trilha Griô das Ciências Tradicionais e Quilombo e Trilha Griô da Afrodescendência) e de um dia (Trilha Griô do Garimpo). Em cada uma delas, há todo um preparo especial para que o visitante se sinta integrado ao local. Cortejos, apresentações culturais locais, presença de mestres, rodas de conversas, danças, banho de rio e cachoeiras são alguns dos atrativos que estão impregnados do forte universo que invoca a tradição dos povos.

Para mais informações:

Projeto Bagagem - www.projetobagagem.org

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?