25 de maio de 2008

 

PT conseguiu entrar nos grotões com Bolsa-Família e vai crescer nas eleições

O jornalista Raphael Bruno, do Jornal do Brasil (25/05) entrevistou David Fleischer, professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) há 36 anos, um especialista nas áreas de eleições e partidos.

Na entrevista, o professor fala sobre as perspectivas para o quadro eleitoral de outubro e assegura: impulsionado pelo programa Bolsa-Família e pela popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT deve obter crescimento significativo nas próximas eleições municipais, principalmente nas prefeituras menores do interior.

Qual será a capacidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferir nestas próximas eleições municipais sua elevada popularidade, confirmada em todas as pesquisas, para os candidatos da base? Pergunta o jornalista.

David Fleischer responde: se compararmos com 2004, a influência de Lula nestas eleições deve ser maior. Ele tem um prestígio muito alto, tanto ele como o governo têm aprovação nas pesquisas de opinião em torno de 70%. E Lula está viajando bastante inaugurando obras do PAC, inclusive gerando muitas críticas da oposição, e concentrando essas viagens nas cidades maiores. Até as eleições, ele deve visitar mais de cem cidades. Outro fator importante é o Bolsa Família. Em 2004, o programa ainda estava começando, e o que nós já observamos naquele ano foi que o PT finalmente conseguiu penetrar nos grotões e aumentou bastante sua cota nos municípios menores. Muita gente fala sobre como o Bolsa Família ajudou Lula nas eleições de 2006, quando o programa atingia dez milhões de famílias, mas agora já está chegando a 12 milhões.

LEIA ENTREVISTA COMPLETA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?