31 de maio de 2008

 

Duas leituras fundamentais para entender o Nordeste

O site da Fundação Perseu Abramo publica dois artigos fundamentais para entender o atual debate sobre o Nordeste Brasileiro

Um, é intitulado "Novo Nordeste, Novas Esperanças", da autoria do jornalista e escritor Emiliano José, publicado originalmente no site da revista CartaCapital. A descoberta de um novo Nordeste. A ressurreição da questão regional no Brasil. O crescimento econômico da região em ritmo maior do que a média brasileira. O aumento do consumo numa proporção bem maior do que no resto do País. A impressionante transformação política, com a autonomia da cidadania e o reflexo disso na eleição de governadores afinados com as teses reformistas e progressistas. São temas que dominaram o seminário Novo Nordeste e o Brasil, realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Teresina, Piauí.

O outro, é da autoria da professora Tânia Bacelar. Trata-se do painel "Nordeste: ambiente para um novo Projeto de Desenvolvimento", sobre a situação e as perspectivas do Nordeste brasileiro, durante o seminário O novo Nordeste e o Brasil. Tânia Bacelar falou sobre a inserção do Nordeste no ambiente nacional, sobre as oportunidades e desafios para um desenvolvimento sustentável, e a respeito da inclusão do Nordeste nas tendências recentes, além de apresentar números das áreas sócio-econômicas da região. Está disponibilizado inclusive o powerpoint da apresentação.

Novo Nordeste, novas esperanças, de Emiliano José


Nordeste: ambiente para um novo Projeto de Desenvolvimento, de Tânia Bacelar

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?