29 de abril de 2008

 

Zé Dirceu e Wladimir Palmeira vêm a Salvador em maio

Os acontecimentos de 1968, ano-símbolo das revoltas estudantis da década de 60, serão lembrados em Salvador com o debate intitulado 68+40. Muitos protagonistas do movimento estudantil estarão em Salvador no próximo 6 de maio, terça-feira, às 19h. O evento será realizado na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As comemorações dos 40 anos do “Maio de 68” trarão a Salvador expoentes do movimento, como os ex-líderes estudantis José Dirceu e Wladimir Palmeira, além do cineasta Geraldo Sarno. Participam dos debates os reitores da UFBA, Naomar de Almeida, e da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel, além do secretário da Cultura da Bahia, Márcio Meirelles.

Marcado por revoltas estudantis na França e pela Primavera de Praga em oposição ao domínio soviético na então Tchecoslováquia, no Brasil o ano ficou na memória pela resistência estudantil à ditadura militar, pelo AI-5 e pela efervescência cultural e de comportamento que embalou todo o período. Da explosão tropicalista aos movimentos feministas e ecológicos, tudo respirava o ar de uma desejada transformação na sociedade, registra o press release da Secretaria da Cultura.

Durante o evento, será lançado, pela Secretaria de Cultura, edital no valor de R$ 600 mil para apoio a propostas de produtores culturais sobre o tema 68+40 em sete linguagens: Artes Visuais, Dança, Teatro, Música, Literatura e Memória, Audiovisual (TV) e Rádio.

Salvador vai contar com uma intensa programação de debates, conferências, exposições e mostras de filmes que vão ocupar diversas salas de exibição do circuito alternativo. A programação do 68+40 envolve a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Universidades Federal da Bahia e do Recôncavo, União Nacional dos Estudantes – UNE, Aliança Francesa, Instituto Cultural Brasil Alemanha - Icba, Associação dos Professores Universitários da Ufba e Jornada de Cinema da Bahia.

Comments:
E a programação?
Nelson
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?