20 de abril de 2008

 

Le Monde Diplomatique adere à campanha de Gabeira no Rio

O jornal Le Monde Diplomatique Brasil aderiu à candidatura de Fernando Gabeira (PV) à prefeitura municipal do Rio de Janeiro. A apresentação do editor José Tadeu Arantes não deixa dúvidas. Na resposta à primeira pergunta, Gabeira já tropeça. Admite a “importante contribuição para a política econômica por parte do PSDB”. Mas, omite a participação do DEM como aliança privilegiada dos tucanos. Depois, admite a “contribuição importante para a política social por parte do presidente Lula”. Mas, omite a responsabilidade do PT e dos outros partidos de esquerda que desenharam essa política. No resto, Gabeira é brilhante.

Acena com políticas territoriais, já adotadas pelo Governo Lula. Acena com a prestação de contas transparente na Internet, inaugurada pelo Governo Lula. Acena com a atração de grandes redes hoteleiras, como fazem Cuba e China. Mas, introduz dois conceitos: respeito ao meio ambiente e respeito à dignidade dos trabalhadores. Acena com a criação de polícia municipal com um centro de inteligência para dar maior eficácia à ação preventiva de segurança, como ensaia a prefeitura de Nova Iguaçu. Sobretudo, fala em dinamizar o microcrédito, partindo das políticas públicas existentes. Revitalização do Centro Histórico, política habitacional para atacar o déficit de 500 mil residências. O discurso de Gabeira tem tudo a ver com experiências vitoriosas do PT na administração pública.

Adoraria ver Gabeira prefeito do Rio. Seria a prova final para a imagem que ele criou de si mesmo: o incorruptível, o moralista, o crítico do resto do mundo. Vou me lembrar das críticas que fez ao Lula, ao PT, aos "políticos". E vou cobrar.

Comments:
Vou tirar o Le Monde dos meus link's. Ora.

Senhor Gabeira, um embuste político.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?