11 de abril de 2008

 

Imprensa baiana consagra Zé Dirceu

Morri de rir. De repente, não mais que de repente, o "maldito", o "mensaleiro", o "estalinista do PT, ex-ministro da Casa Civil José Dirceu passou a ser consagrado pela imprensa baiana. Manchete principal do jornal A Tarde, chamada de primeira página na Tribuna da Bahia. É que um simples comentário em seu blog intitulado "PT pode cometer grave erro em Salvador" passou a interessar aos políticos e à crônica política. Este blog BAHIA DE FATO pode falar sem receio de hipocrisia. Sempre defendeu José Dirceu do massacre midiático desde 2005 e do "efeito manada" na imprensa provocado pelas agências de notícias das corporações.

Discordo de Zé Dirceu. Antes de se perguntar se uma candidatura do PT fortalece algum partido, deve-se perguntar se a administração de João Henrique Carneiro está satisfazendo as aspirações do PT. Quer dizer que, mesmo se o PT avaliar negativamente a administração ele deve apoiar João Henrique Carneiro por conta de uma política genérica de aliança eleitoral? Tadinho do povo de Salvador.

Eu vejo diferente. O PT contribuiu enormemente para levar a administração de João henrique Carneiro para a frente. Não deu. Não importam os resultados nas pesquisas de opinião. Se pesquisa fosse voto Wagner não seria governador. Todos os partidos têm o direito de lançar seus candidatos. É democrático. E assim será. A eleição se faz em dois turnos. Não há traição. O jogo de palavras do PMDB não convence ninguém.

João Henrique Carneiro sequer foi eleito pelo PMDB. O PT seguirá fazendo alianças, como fez com João Henrique Carneiro em Salvador. Mas alianças eleitorais não são eternas. Aliás, como a mídia vive de palpite vou também dar o meu. Com certeza João Henrique Carneiro vai para o segundo turno. Vai precisar novamente do apoio do PT no segundo turno. O PT vai dar apoio a ele no segundo turno.Não há a menor chance do carlismo levar seu candidato ao segundo turno, como avalia Zé Dirceu, pois o campo eleitoral do carlismo em Salvador, historicamente com 30% dos votos, está rachado entre ACM Neto e Antônio Imbassahy.

A decisão do PT de lançar candidato próprio é legítima. E depois, vamos considerar uma verdade, o PT não tem dono. Geddel é dono do PMDB, ACM Neto é dono do DEM, Imbassahy é candidato a dono do PSDB, o PRB pertence à Igreja Universal e por aí vai. Mas o PT não tem cacique. Vou dar outro palpite: Nelson Pelegrino será novamente o candidato do PT à prefeitura de Salvador. O governador Jaques Wagner tem habilidade política suficiente para administrar disputas eleitorais na base de seu governo. Não é uma tragédia. O fato é que para existir na capital baiana, o PT precisa lançar candidato, eleger bancada de vereadores, e até sonhar em ganhar a eleição. Por que não?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?