25 de abril de 2008

 

Direção Nacional do PT desautoriza aliança com PSDB em Belo Horizonte

Definitivamente, no Partido dos Trabalhadores não prevalece a carreira política pessoal. O prefeito Fernando Pimentel (PT), de Belo Horizonte, celebrou uma aliança política pessoal com o governador Aécio Neves (PSDB) e tentou impor um candidato a prefeito. Não deu. A Comissão Executiva Nacional do PT acaba de divulgar Resolução desautorizando a armação. Está na cara que a articulação levaria Fernando Pimentel à candidatura ao governo de Minas e Aécio Neves à candidatura à presidência da República. Na prática, isso significaria implosão da candidatura presidencial do PT. E Dilma Roussef, como ficaria?

A Executiva Nacional do PT decidiu “Comunicar ao Diretório Municipal de Belo Horizonte e ao Encontro Municipal para definição de tática eleitoral, que NÃO AUTORIZARÁ, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital”. Fim da história.

LEIA A RESOLUÇÃO NA ÍNTEGRA:

RESOLUÇÃO - POLÍTICA DE ALIANÇAS BH - CEN – 24/04/08

1) O 3º Congresso Nacional do PT, realizado em 2007, e posterior resolução do Diretório Nacional sobre Tática Eleitoral, consideram o PSB, o PCdoB e o PDT como aliados prioritários nas eleições de 2008. Portanto, a posição do Encontro Municipal de Belo Horizonte, ao definir apoio a um candidato a prefeito do PSB está adequada à diretriz nacional definida pelas instâncias partidárias.

2) A Resolução do DN sobre tática eleitoral estabeleceu, ainda, que as alianças com o PSDB e com o DEM (ex PFL), em cidades com mais de 200.000 habitantes, Capitais dos Estados e cidades que transmitem horário eleitoral de TV só poderiam se dar como exceção e mediante autorização da CEN.

3) O significado do simbolismo de uma aliança PT/PSDB em Belo Horizonte extrapola a dimensão política de um simples acordo municipal. Revela uma aliança explicitada e documento aprovado pelo Encontro Municipal com o Governador do Estado de Minas e potencial candidato a Presidente da República, Aécio Neves. Por isto, contraria a posição definida pelo Diretório Nacional para a política de alianças e desrespeita a avaliação política do próprio Diretório Regional de Minas firmada na sua Resolução nº 002/08, segundo a qual:

“O Governo Aécio não se coaduna com o que o PT quer para Minas Gerais e muito menos para o Brasil. Reafirmamos nossa oposição programática ao governo estadual, conforme Resolução do 3º Congresso Estadual, em razão de ações como: mínimos investimentos na área social, ausência de participação popular, falta de transparência no gasto público e sua concepção de estado mínimo.”

4) O DN e o Diretório Estadual de Minas Gerais consideram o governo Aécio Neves uma administração comprometida com políticas frontalmente distintas daquelas que compõem nosso ideário e o nosso programa de governo.

5) A Comissão Executiva Nacional decide:

Comunicar ao Diretório Municipal de Belo Horizonte e ao Encontro Municipal para definição de tática eleitoral, que não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?