1 de março de 2008

 

O Gallup (norte-americano) apresenta estranha pesquisa

É como lembrou o blogueiro oficial da Folha de S. Paulo, Josias de Souza. Disraeli (1804-1881), citado na autobiografia de Mark Twain, ensinou que há três tipos de mentiras: “mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas”. A pesquisa do instituto norte-americano Gallup se encaixa direitinho no ditado.

O Gallup deu um jeito de detectar que 61% das pessoas ouvidas disseram que não estão satisfeitas com a maneira que o país trata os seus pobres. E ainda: que 69% acham que o fosso entre pobres e ricos está aumentando no Brasil.

Ora, a sensação captada, sabe-se lá como, não coincide com os fatos. Órgão nacionais (IPEA) e internacionais (ONU e Banco Mundial) atestam que as desigualdades sociais e de renda estão se estreitando.

O Gallup preferiu pesquisar o estado de humor do brasileiro. Em vez de perguntar ao entrevistado se aprova o presidente ou sua administração, o Gallup quis saber se o brasileiro está satisfeito com os esforços do governo para atenuar os problemas da população mais pobre.

A pesquisa do Gallup tromba de frente com a pesquisa do Instituto Sensus que comprovou que a aprovação de Lula chegou a 69,9%. Uma coisa é certa: em se tratando da captação do HUMOR das pessoas, o resultado das pesquisas depende enormemente da formulação das perguntas.

Mas é como afirmou Disraeli. Há mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas. O que dirá a próxima pesquisa Datafolha?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?