12 de fevereiro de 2008

 

TV pública já é uma realidade no Brasil

No dia 2 de dezembro passado foi ao ar a TV Pública, a TV Brasil. A sua criação, entretanto, é bem anterior. A Constituição de 1998, em seu artigo 223 estabelece que o sistema de radiodifusão contaria com as vertentes privada, governamental e pública, de forma complementar. O país já contava com as redes de televisão de padrão comercial e com os canais governamentais (Canal NBR, TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, entre outros), faltava apenas a televisão pública, que não estaria subordinada nem às regras do mercado, nem ao controle do poder político. Uma TV pensada, gerenciada e fiscalizada com a influência direta da sociedade civil.

Nesse primeiro estágio, a TV Pública está no ar com a união da programação veiculada na TVE do Rio de Janeiro e na TV Nacional de Brasília, emissora da Radiobrás. A TV Brasil conta ainda com a TVE do Maranhão e um novo canal em São Paulo. O canal 68, em sistema digital, e o 69, em sistema analógico.

Na segunda etapa, em associação com outras emissoras do campo público de comunicação, como as TV educativas estaduais, universitárias e comunitários, será construída uma rede nacional, cobrindo todos os estados e espelhando suas realidades.

Rádios – As rádios federais passarão também a ser exploradas pela EBC. São elas: Rádio Nacional AM; Radio Nacional FM (Brasília); Radio Nacional da Amazônia; Rádio Nacional AM-RJ; Rádio Mesorregional do Alto Solimões ; e as rádios MEC AM e FM. Os conteúdos destas redes de emissoras de rádio poderão ser acessados e obtidos, gratuitamente, por qualquer emissora do país, pública ou privada, desde que citada a fonte de produção.

Internet - A EBC fará uso das novas possibilidades – internet - para tornar sua comunicação mais eficiente. A atual Agência Brasil de notícias será fortalecida, seguindo a vocação de transformar num grande provedor de conteúdo noticioso. A TV Brasil também fará uso da convergência para desenvolver projetos de TVWeb.

Jornalismo - A TV Brasil vai produzir um jornalismo voltado para o cidadão. A proposta, segundo a diretora de jornalismo da empresa, Helena Chagas, é "o Brasil se ver refletido nos telejornais". O compromisso da EBC, segundo a diretora, é informar sobre as questões de interesse público. "Vamos oferecer um jornalismo imparcial e plural. Será permitida também a participação da sociedade. Através de canais de comunicação com o público (internet e telefone), vamos esclarecer dúvidas e incorporar propostas, sugestões e indagações feitas à central de pautas e à edição dos telejornais", afirmou.

Por enquanto, a TV Brasil tem âncoras em Brasília, Rio e São Paulo. As demais cidades colocarão, quando for o caso, seus repórteres em link, ao vivo. Futuramente, a TV terá estrutura que permitirá até mesmo ancorar o telejornal de uma outra cidade e de outro estado, se a principal notícia daquele dia tiver ocorrido ali.

Programação - A TV Brasil terá programação generalista e diversificada, elaborada pela diretoria e aprovada pelo Conselho Curador. Para divulgar seus atos e suas realizações, o Governo Federal disporá do canal governamental a cabo, o já conhecido NBR. (http://www.informes.org.br/).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?