25 de fevereiro de 2008

 

Nova edição da revista Teoria e Debate tem ensaio de educadora baiana Tânia Miranda

Está circulando a revista Teoria e Debate n° 75, de janeiro/fevereiro de 2008. A nova edição divulga as avaliações do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, por parte de dirigentes como Gilney Amorim, Jilmar Tatto, José Eduardo Cardoso, Valter Pomar e Ricardo Berzoini. O cientista político Carlos Ranulfo Melo analisa as coalizões dos dois mandatos de Lula. e Antônio Augusto de Queiróz abalisa a derrota da CPMF no Congresso, que mostrou a fragilidade da base aliada do governo.

Em um cenário econômico mundial contaminado pela crise norte-americana, como fica o Brasil? É possível garantir os 5% de crescimento, manter o aumento de emprego, as políticas sociais? Essas perguntas nortearam entrevista com Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para quem o Brasil passa por momento decisivo, em que, mais do que manter o rumo das medidas para crescer, é necessário acelerá-las. O economista Antonio Prado faz minuciosa análise da economia do país na última década e afirma que as possibilidades de desenvolvimento com distribuição de renda são promissoras.

Em Internacional, Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, dá um panorama das transformações políticas, econômicas e sociais por que passaram nas últimas décadas os países da América do Sul. Também com o olhar no continente, o jornalista Daniel Benevides apresenta uma leva de autores sul-americanos que chegam às livrarias brasileiras.

ATENÇÃO - Da Bahia, a educadora Tânia Miranda assina o ensaio "A história recente no livro didático".

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?