21 de fevereiro de 2008

 

Despedida de Chico Pinto comove a Bahia

Milhares de pessoas renderam homenagem póstuma a Chico Pinto. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Feira de Santana, como era seu desejo. Uma multidão acompanhou o cortejo (20) em caro aberto do Corpo de Bombeiros em direção ao Cemitério da Piedade. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, representou o presidente Lula. Estavam presentes o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) e o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB).

Chico Pinto faleceu (19) aos 77 anos, vitimado por uma infecção generalizada. Pinto foi prefeito de Feira de Santana, eleito pelo PSD, partido extinto pela ditadura militar. Foi cassado e preso. Tornou-se um dos mais radicais críticos do regime militar. Em 1970, voltou à política como deputado federal pelo MDB. Um discurso contra Pinochet, presente à posse do ditador-presidente Ernesto Geisel, em 1974, custou-lhe o mandato e nova prisão.Foi reeleito por vários mandatos até abandonar a política parlamentar em 1990.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, afirmou que Chico Pinto foi um exemplo de altivez e perseverança. Em nome do presidente Lula, o ministro Geddel Vieira Lima afirmou que "o presidente Lula expresa suas sinceras condolências pelo falecimento do líder baiano na luta contra a ditadura e associa-se neste momento de dor e tristeza ao pesar dos amigos e familiares". O governo da Bahia, a Câmara Federal, a Assembléia Legislativa da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana decretaram luto oficial por três dias.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?