26 de janeiro de 2008

 

Revolução Cubana chega aos 50 com vários desafios

A revista eletrônica TERRA MAGAZINE publicou interessante artigo do jornalista, escritor e doutor em comunicação pela UFBA, Emiliano José. Na passagem do ano ele visitou Havana. É um admirador da revolução cubana e não engana os leitores. Como Plekhanov, ele acha que é necessário analisar o papel do indivíduo na História. Sem Fidel, a revolução cubana não teria conseguido suportar o cerco criminoso dos Estados Unidos.

Na viagem, ele aproveitou para ler a obra "Cien horas com Fidel", de Ignácio Ramonet, um trabalho primoroso. Também recorre a Gramsci para entender que o aspecto subjetivo, a vontade revolucionária, foi essencial para manter acesa a chama da revolução. Emiliano José chama atenção para o rigor ético dos dirigentes cubanos e para a punição radical dos que se corromperam.

Entretanto, Emiliano José tem suas críticas. Há um óbvio engessamento econômico, muitas proibições. Ele alimenta a esperança de que neste ano do Cinquentenário da Revolução surjam mudanças. Ele acredita que um outro mundo é possível.

LEIA NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?