26 de janeiro de 2008

 

Revista Teoria e Debate completa 20 anos

A revista Teoria e Debate surgiu em dezembro de 1987 com a missão de contribuir para o debate de temas pertinentes à esquerda brasileira e mundial. Portanto, surgiu para a polêmica. A proposta editorial nasceu com participação de pesos pesados da intelectualidade como Antônio Cândido, Apolônio Carvalho, Florestan Fernandes e Fúlvio Abramo. Publicada inicialmente pelo Diretório Regional do PT de São Paulo, logo ganhou dimensão nacional. Desde 1997 passou a ser uma publicação da Fundação Perseu Abramo. Desde 2003 a publicação trimestral tornou-se bimestral.

No momento, a Fundação Perseu Abramo, sob a presidência de Ricardo Azevedo e vice-presidência de Nilmário Miranda, empenha-se em ampliar as assinaturas. Na Bahia, conta-se no dedo quem recebe a revista. A revista Teoria e Debate é um patrimônio do PT e da esquerda brasileira. Merece mais atenção dos dirigentes em todos os níveis e dos militantes.

A mais recente edição ( número 74), novembro/dezembro de 2007, entrevista o ministro Guido Mantega. "A novidade é crescer com inclusão social" é o tema central. Desafios do sindicalismo brasileiro, concessões de rádio e TV, violência contra a mulher, América Latina pós-liberal, a herança de Che Guevara, negritudade no cinema brasileiro são temas tratados.

O professor Albino Rubim, doutor da Universidade Federal da Bahia, na seção Cultura, assina o ensaio "Enfrentando tradições e limites".

MAIS INFORMAÇÕES

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?