24 de janeiro de 2008

 

Eliane Catanhêde e a mídia empresarial colocam vidas em risco

Até 23 de janeiro, ocorreram 31 casos de reações colaterais graves à vacina contra febre amarela. Foram 11 casos em Goiás e 20 no Distrito Federal. Até 23 de janeiro foram registrados 12 casos de febre amarela no Brasil. O número de casos de reações adversas à vacina é mais que o dobro do número de casos confirmados da doença. Quem comenta é o jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu blog Conversa Afiada.

Todos os 11 casos de reações adversas em Goiás e cinco do Distrito Federal foram causados pela vacinação duplicada, pessoas afetadas pelo alarmismo sacana da jornalista Eliane Catanhêde, da Folha de S. Paulo e da Rede Globo, que estimulam uma corrida irracional e irresponsável aos postos de saúde.

É muito arriscado tomar a vacina da febre amarela mais de uma vez, segundo o médico infectologista da Unifesp, Gustavo Johanson. A pessoa corre o risco de sofrer choque anafilático e inflamação do cérebro. A vacina vale por dez anos. O médico avisa que não há risco de surto ou epidemia de febre amarela. Casos de contaminação pela forma silvestre são sempre esperados nesta época do ano.

Não há um motivo sequer para uma corrida desenfreada aos postos de saúde para a população que não está nas áreas de risco. Só precisa ser imunizado quem já foi imunizado há mais de dez anos ou quem nunca foi imunizado e vai viajar para a região de florestas. A população das áreas urbanas não precisa tomar a vacina e correr riscos desnecessários.

É exatamente o contrário das notas alarmistas e sacanas da jornalista Eliane Catanhêde.

Apesar de todos os esclarecimentos, o CORREIO DA BAHIA, da famiglia ACM, em Salvador, em sua edição de quarta-feira (23) voltava a editar manchete alarmista. "Não há vacinas suficientes nos postos de saúde", mancheteia o jornalzinho, em vez de esclarecer a população em relação ao risco de vacinação duplicada. Claro que não há vacina suficiente. Não há necessidade de vacinação em massa. No Brasil a imprensa é perigosa.

LEIA NA ÍNTEGRA A ENTREVISTA NO BLOG CONVERSA AFIADA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?