2 de dezembro de 2007

 

Somente às 23h resultados da Venezuela começam a sair

A noite avança. Não dá para fazer plantão com redação de dois. Seja como for, Hugo Chávez, o presidente da Venezuela, já anunciou que aceita o resultado das urnas. A oposição composta por setores da classe média rica, senhores da mídia e rachas políticos, diz que também aceita.

A mídia brasileira depois de passar o dia anunciando "riscos de fraudes" e especulando sobre a derrota de Chávez, começa a admitir que os venezuelanos podem ter votado a favor das reformas propostas pelo presidente.

Se a vitória for do SIM Chávez ganha. Se a vitória for do Não Chávez também ganha.
Entretanto, três empresas de pesquisa venezuelanas apontaram o "SIM" como vencedor em suas primeiras projeções de votos após o referendo realizado hoje (2) sobre a reforma constitucional.

Estas enquetes, divulgadas apesar de a lei proibir a publicação de pesquisas na Venezuela antes dos resultados oficiais que serão anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), foram realizadas pela PLM Consultores, Datanálisis e o Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad) e refletem todas a vitória do "sim".

A PLM Consultores dá 54% ao "sim" e 46% ao "não"; a Datanálisis 56% ao "sim" e 44% ao não; e o Ivad 53% ao "sim" e 47% ao "não".

O ministro venezuelano de Informação, William Lara, disse que a oposição conhece o resultado do referendo e pediu que seus líderes o reconheçam para honrar a palavra que empenharam perante as autoridades eleitorais.

Cerca de 16 milhões de venezuelanos tiveram a oportunidade de aprovar ou rejeitar com seu voto a reforma constitucional, que, entre outras coisas, possibilita aos presidentes a opção pela reeleição sem limite de mandatos consecutivos e reconhece a propriedade comunal, além da privada.

BOA NOITE

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?