5 de dezembro de 2007

 

Moniz Bandeira afirma que Chávez ganhou

A derrota do presidente da Venezuela Hugo Chávez no referendo sobre a reforma constitucional no último domingo foi importante para o próprio líder venezuelano, por mostrar, antes de mais nada, que a democracia funciona em seu país. A observação foi feita pelo cientista político, historiador e professor emérito da Universidade de Brasília, Luiz Alberto Moniz Bandeira, em entrevista à Agência Informes.

``O presidente Chávez ganhou, porque, perdendo, salvou seu governo de uma situação cada vez mais difícil, em virtude da fratura social e política existente na Venezuela. A democracia está funcionando. Os fatos contraditam o que a mídia conservadora escreve. Palavras não mudam a realidade dos fatos“, disse Moniz Bandeira.

Outro significado importante do ``não“ à mudança constitucional venezuelana é a facilitação do ingresso da Venezuela no Mercosul, pois, na opinião de Moniz Bandeira, destruiu-se o argumento de que o regime de Chávez é ditatorial e contraria a cláusula democrática do bloco. ``E a entrada da Venezuela é demasiadamente importante para a expansão do Mercosul e o avanço da união de nações da América do Sul``.

A derrota de Chávez em nada afeta o Brasil, como também a sua vitória não afetaria. A derrota, porém, aplainará o terreno para a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul, destruindo o argumento de que o regime de Chávez é ditatorial e contraria a cláusula democrática. E a entrada da Venezuela é demasiadamente importante para a expansão do Mercosul e o o avanço da união de nações da América do Sul.

LEIA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Agência Informes www.informes.org.br

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?