19 de dezembro de 2007

 

Lula, democrata, negocia com bispo fanático

Contra minha vontade, representantes do Governo Federal e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se reuniram para discutir a transposição do Rio São Francisco e a greve de fome do bispo de Barra, dom Luiz Cappio.

Após três horas, chegaram a uma proposta intermediária que será levada ao Planalto e ao religioso. Alguns dos pontos prevêem a paralisação das obras de transposição por dois meses e a realização de debates públicos nesse período para explicar melhor para a população o que significa a obra do São Francisco.

Acho perda de tempo. Mas o presidente Lula é um democrata e aceita negociar. É de sua formação política.

Das oito condições exigidas pelo bispo para encerrar a greve de fome há seis que podem ser atendidas. Entre os pontos de convergência estão a implementação das medidas previstas pela Agência Nacional de Águas para equilibrar o abastecimento hídrico no Nordeste e a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sócio-ambiental Sustentável para todo o semi-árido brasileiro. Lula aceita construir um milhão de cisternas.

Mas, dois pontos separam o governo do bispo fanático. Primeiro, não há acordo com a idéia de suspensão por tempo indeterminado das obras de transposição e retirada imediata das tropas do Exército. Segundo, o governo não aceita a proposta de redução de 28 para 9 metros cúbicos por segundo do volume de água a ser direcionado para o oeste de Pernambuco e Paraíba, áreas com maior carência de água.

Ainda assim o bispo fanático está calado.

Talvez ele queira assumir a presidência da República.

Comments:
Queria saber se você aceita também sugestão de pauta... Acabamos de da uma reportagem sobre o Colégio da Fonte Nova e, me parece que ninguém da imprensa baiana deu (ou, pelo menos as minhas buscas nada retornaram). Se puder espiar o link e me dizer o que acha, agradeço: http://revistaescola.abril.com.br/online/reportagem/repsemanal_264146.shtml
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?