2 de dezembro de 2007

 

Chávez aceita resultado das urnas. É um democrata.

Após votar no referendo sobre a reforma constitucional, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que aceitará qualquer resultado que seja divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) após o término da apuração dos votos. Mais de 16 milhões de venezuelanos foram às urnas.

Chávez desafiou outros setores a fazerem o mesmo. “Espero que alguns setores minoritários, que disseram que não aceitariam resultados contrários aos seus interesses, os reconheçam e que continuemos construindo a Venezuela do século 21”, declarou.

A posição democrática de Chávez não é seguida pela mídia brasileira, que se alinha à mídia golpista da Venezuela. Alguns jornais já anunciam o "risco de fraude". trata-se de um noticiário controlado pela CIA e pela direita da Venezuela.

O presidente voltou a dizer que há democracia em seu país sob o seu governo. “Aqui expressamos livremente nossas idéias. Muitas vezes com paixão, mas cada um dizendo sua verdade.”

Ele também defendeu a realização do referendo como uma forma democrática de alterar a atual legislação lembrando que, ao tomar posse em 1998, uma de suas primeiras medidas foi convocar uma consulta popular. No referendo de 1999, a população autorizou a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte que, além de instituir o parlamento unicameral, eliminando o Senado, aumentou o mandato presidencial de cinco para os atuais seis anos.

“Antes, o povo não era consultado. Votava a cada cinco anos e mesmo assim apenas uma minoria. Tínhamos constituições sem legitimidade, feitas por congressistas que não tinham sido eleitos para criá-las”, afirmou o presidente que votou na escola Manuel Palacio Fajardo, no baixo 23 de janeiro.

Para Chávez, o povo venezuelano já pode ser considerado “especialista” em votações. “Nunca antes na Venezuela se votou tanto quanto nesses últimos nove anos da revolução democrática e pacífica bolivariana.” .

Com informações da Agência Brasil.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?