21 de dezembro de 2007

 

A bela não fala com a fera sobre transposição do rio São Francisco

Seguindo a escola do autismo político, inaugurada pelo bispo dom Luiz Flávio Cappio, a atriz global Letícia Sabatella não tem agenda para um encontro com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. É uma maneira torta de dizer que não quer conversar com o governo sobre as obras de transposição do rio São Francisco.

É paradoxal, porque uma das queixas do bispo e seus amigos é a de que o governo não debate o suficiente com a população.

A atriz da ong Humanos Direitos segue, assim, as lições de dom Cappio. Quando o bispo de Barra cometeu a primeira greve de fome, o presidente Lula despachou o então ministro Ciro Gomes para conversar. Duas reuniões foram feitas com a CNBB. Cappio foi especialmente convidado e recusou-se a comparecer. À audiência com o presidente Lula ele compareceu. Entrou calado e calado. E para a imprensa declarou que não estava interessado em discutir o projeto. Durma-se com um barulho desse.

Ele sempre tem uma desculpa pronta na ponta da língua. E quando a imprensa se aproxima ele repete a ladainha de que o governo não quer debater, divulgar, conversar. Conversar como se o bispo escorrega? Conversar como se a bela atriz não tem agenda?

Letícia Sabatella sempre vai a Brasília. Tem tempo para tudo, menos para dialogar com o governo. Não pode, portanto, cobrar diálogo.

O último episódio do não-diálogo, do autismo político, deu-se agora nas conversações da CNBB com o governo. Oito itens foram propostos pela CNBB. O governo não concordou com dois deles. Mas Lula fez uma proposta incrivelmente democrática: que o bispo acompanhasse um plano de revitalização do rio São Francisco. Ainda assim ele disse não.

Agora, derrotado, depois de encerrar a greve de fome e comprometer a imagem de Deus, porque ele dizia que falava em Seu nome, avisa ao mundo, humilde na aparência, arrogante na mensagem, que vai lutar pela revitalização do rio São Francisco. Ora, não precisa lutar. Basta trabalhar com o governo Lula.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?