20 de novembro de 2007

 

Revista Veja frauda a história e chama o déspota D. Pedro II de “republicano”

A revista Veja deforma a visão do presente, com seu jornalismo safado, mentiroso e reacionário, e frauda o passado, negando aos seus leitores até a verdade histórica. A edição de 14 de novembro com D. Pedro II na capa, é uma prova disso. “Coração de presidente” é a manchete e logo em seguida a incrível afirmação: “D. Pedro II, o Imperador que encarnava os melhores valores republicanos”. Chega a ser desonesta a reportagem “histórica” da revista Veja.

Não por acaso, a revista sonega a oposição feita ao imperador D. Pedro II pelo senador Teófilo Benedito Ottoni. A revista Veja se alinha à História Oficial que, durante décadas, omitiu a figura de Teófilo Benedito Ottoni dos livros escolares.

Republicano, evidentemente, não era o imperador D. Pedro II, com o exercício do discricionário Poder Moderador. Republicano era Teófilo Benedito Ottoni que se insurgiu, pegou em armas na Revolução Liberal de 1842. Defendia a autonomia provincial, a extinção do Poder Moderador, do Conselho de Estado e do Senado Vitalício. Republicano era Ottoni que acusava D. Pedro II de despotismo, denunciava a censura à imprensa, pregava a independência do Poder Legislativo, era contra a escravidão, rejeitava a guerra de extermínio imperial contra os indígenas brasileiros e defendia o direito à revolução.

Como pode a revista Veja mentir tanto assim, até sobre a História do Brasil?

Eram bonapartistas, os valores de D. Pedro II (que a revista Veja chama de republicano) e verdadeiramente republicanos os valores de Teófilo Ottoni, eleito seis vezes ao Senado, sendo “preterido” cinco vezes pelo Poder Moderador de D. Pedro II que, segundo a revista Veja tinha “valores republicanos”.

Como as sucessivas “preterições” questionavam a própria vitaliciedade do Senado, Ottoni foi finalmente empossado. Entra para o covil da reação, defende a industrialização, as estradas de ferro, a navegação dos rios, a reforma eleitoral, a reforma judiciária, a emancipação dos escravos, os direitos humanos, as liberdades democráticas. D. Pedro II era o déspota, Ottoni era o republicano. A revista Veja mente.

Para saber mais sobre a saga republicana e democrática de Teófilo Benedito Ottoni, leia o livro que o ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, acaba de lançar com o título “Teófilo Ottoni, a República e a Utopia do Mucuri”, editado pela Editora Caros Amigos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?