24 de novembro de 2007

 

Parlamentar do PT exige investigação do monopólio do Grupo Abril

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ainda não tem data para avaliar o negócio que, possivelmente, formou um monopólio do setor de distribuição de revistas no Brasil.

O Grupo Abril, detentor de 70% do mercado de distribuição, adquiriu, no mês de outubro, a empresa Fernando Chinaglia Distribuidora.

O deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, encaminhou um ofício pedindo esclarecimentos ao Cade. O parlamentar quer saber qual a participação no mercado da distribuidora Fernando Chinaglia, até a data da venda ao grupo Abril; bem como qual a participação no mercado da Dinap (empresa do Grupo Abril), antes da compra da Fernando Chinaglia.

Como o grupo ultrapassa o percentual de 70% do mercado, está configurada a violação das regras de concorrência. Na prática, o Grupo Abril ao adquirir a Distribuidora Fernando Chinaglia está burlando as leis do mercado.

Tudo isso é muito ruim para o país. Trata-se de um monopólio.

Há outras movimentações suspeitas. A venda da empresa TVA, do Grupo Abril, à espanhola Telefônica, por exemplo. É uma vergonha para a Câmara dos Deputados se uma CPI não apurar essa sujeira toda.

Com informações do Portal Vermelho (www.vermelho.org.br)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?