18 de novembro de 2007

 

Ambientalistas baianos defendem Parque Nacional dos Abrolhos

Com pouca repercussão na mídia, ambientalistas baianos se uniram para uma manifestação em defesa do arquipélago de Abrolhos, no extremo sul da Bahia. O objetivo foi chamar a atenção dos governos Estadual e Federal para o estado crítico que se encontra o arquipélago baiano. O manifesto foi organizado pela Coalizão SOS Abrolhos, uma rede formada por organizações sócio-ambientais e universidades.

Eles protestaram contra o descaso com o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o parque marinho mais antigo do país. A manifestação foi marcada de forma emblemática e teve um maior apelo visual.

Segundo Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho/Conservação Internacional, o protesto teve três principais objetivos: a implantação da proteção do arquipélago dos Abrolhos, cujos processos estão estacionados; a reativação da Zona de Amortecimento, que foi suspensa pela justiça federal em junho deste ano e as soluções para a situação grave que se encontra o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que hoje conta com apenas 03 funcionários trabalhando e não tem condições de fazer a proteção de toda a área.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi criado em 1983, devido a grande importância do arquipélago e trabalha com a preservação da fauna e flora da região. É em Abrolhos que se encontra o maior número de aves marinhas brasileiras. A Zona de Amortecimento foi estabelecida em 2006 para garantir a proteção do ecossistema dos Abrolhos que é essencial para o turismo e a pesca. A cidade conta hoje com cerca de 500 famílias que vivem do turismo e da pesca.

A zona de amortecimento sofreu seu maior ataque da parte de senadores capixabas e baianos interessados em estabelecer criação de camarões na região. Eram apoiados pelo falecido senador ACM e continuam a receber apoio do senador César Borges. Os senadores são da Bahia, mas o interesse econômico é do Espírito Santo. Os senadores usaram toda sua influência através da Justiça Federal que paralisou a zona de amortecimento, destinada a proteger a vida marinha no entorno do Arquipélago dos Abrolhos.

Abrolhos fica localizado no extremo sul da Bahia e tem cerca de 56.00km². A região é composta por ambientes marinhos e costeiros remanescentes da Mata Atlântica, abrangendo recifes de corais, fundos de algas, manguezais, praias e restingas. É uma região de grande importância biológica, pela grande diversidade que tem.

Com informações da ADITAL.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?