15 de outubro de 2007

 

Site “Congresso em Foco” falseia a notícia sobre Lula

“Avaliação do governo Lula sofre pequena queda”, este foi o título da matéria no site “Congresso em Foco”, que caiu na tentação do modismo da mídia nacional de forçar a barra para dar notícia em tom negativo sobre o presidente Lula. É uma pena. A pesquisa CNT/Sensus mostra transparente estabilidade na avaliação POSITIVA do Governo Lula. O título afirma que a avaliação positiva sofreu “pequena queda”. Ora, nada mais enganador. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O título da matéria é capcioso e desinforma. Nem a Folha de S. Paulo ousou tanta deformação.

Ao contrário do que a manchete (e o texto) do site “Congresso em Foco” informa, a nova pesquisa da CNT/Sensus revela ESTABILIDADE na avaliação positiva do Governo Lula. Enquanto agora 46,5% aprovaram o governo, em junho de 2007 a avaliação positiva era de 47,5%. Ora, se a margem de erro é de 3 pontos percentuais obviamente não houve porra nenhuma de “ligeira queda”, apesar da aparência dos números. O editor do “Congresso em Foco” engana seus leitores. Como o próprio texto informa os números e a margem de erro no fundo, no fundo, está subestimando a inteligência alheia.

O resto da notícia aparenta neutralidade mas peca pelo mesmo “equívoco”. Em 2007 o desempenho pessoal do presidente Lula era de 64% e agora é de 61,2%. O próprio texto do site explica que “não é possível afirmar que a avaliação de Lula tenha piorado, pois os novos resultados estão dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo”. O mesmo se dá com a desaprovação, que “subiu” de 29,8% para 32,5%. A imprensa e a TV fazem esse jogo safado. Transformam uma pesquisa que mantém a estabilidade da opinião pública sobre Lula em manchete negativa. Os sites repunham a verdade. Fico triste que Congresso em Foco tenha caído nessa.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?