7 de outubro de 2007

 

PT pede transparência nas concessões e quer CPI da TVA/Abril

O Diretório Nacional do PT aprovou (05/10/07)) resolução de apoio aos movimentos sociais que lançaram a “Campanha por Democracia e Transparência nas Concessões de Rádio e TV”.

A resolução afirma que os meios de comunicação de massa “não podem estar submetidos aos monopólios privados” e reforça o entendimento de que a questão deve ser amplamente debatida pela sociedade.

O PT também se posiciona a favor da instalação de uma CPI para investigar a compra da TVA, pertencente ao grupo Abril, pela Telefônica.

Leia a íntegra abaixo:

Resolução sobre comunicações

O Diretório Nacional do PT, reunido no dia 5 de outubro de 2007, dirige uma saudação à iniciativa da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que está realizando no dia de hoje manifestações em onze capitais brasileiras, lançando a “Campanha por Democracia e Transparência nas Concessões de Rádio e TV”.

Neste dia 5 de outubro vence o prazo de concessão de várias emissoras privadas, entre as quais cinco retransmissoras da Rede Globo.

A iniciativa da CMS significa um amadurecimento e avanço das organizações e movimentos dos trabalhadores e do povo, no entendimento de que a questão da Comunicação não é apenas uma questão dos profissionais e especialistas dessa área, mas uma questão de todos os cidadãos e cidadãs.

Portanto, uma questão social e, como todas as questões sociais, uma questão de política. E a política, neste caso, deve partir do entendimento de que a democratização dos meios de comunicação de massa significa que não podem estar submetidos ao controle de monopólios privados.

Um dos mais antigos e radicais defensores desse entendimento foi o jornalista Perseu Abramo, que durante anos foi dirigente do Partido dos Trabalhadores. Esta era a idéia central que orientava as teses da Comissão de Liberdade de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, coordenada por Perseu, para a organização de um congresso nacional sobre o tema, já no ano de 1976.

O Diretório Nacional do PT também reafirma posição da bancada e da Executiva Nacional, em favor da instalação de uma CPI para investigar a aprovação da compra da TVA, operadora de TV a cabo do grupo Abril, pela transnacional Telefônica, em um negócio de cerca de R$ 1 bilhão.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?