2 de outubro de 2007

 

Introdução à Economia Solidária

Este é o título do livro de Paul Singer, publicação da Editora Fundação Perseu Abramo. A obra retoma e atualiza as idéias do filósofo e economista inglês John Stuart Mill (1806-18730).

O sistema de produção capitalista assenta-se fundamentalmente na COMPETIÇÃO entre os agentes econômicos, sem levar em conta os graves efeitos sociais que isso gera. É preciso seguir rumo a uma economia em que os participantes da atividade econômica COOPEREM entre si, solidariamente, em busca de uma situação que favoreça o bem-comum e o desenvolvimento social da humanidade como um todo. É essa a idéia central.

Paul Singer cita alguns exemplos: Mondragon na Espanha, Emilia Romana na Itália, usina Catende em Pernambuco, as cooperativas do MST e vários outros – são uma prova de que é possível construir circuitos eficientes de economia não-capitalista e depositar a mentalidade possessiva que é própria do capitalismo na mesma prateleira em que já estão arquivados o feudalismo e a escravidão.

As idéias de Paul Singer estão em execução no Governo Lula, através da Secretaria Nacional da Economia Solidária, chefiada pelo próprio Paul Singer. Estão em sintonia com o PT e com Lula que, aliás, assina o prefácio do livro.

Infelizmente “Introdução à Economia Solidária” não está disponível para download na BIBLIOTECA DIGITAL da Editora Fundação Perseu Abramo. Mas, está à venda on-line. Não se pode querer tudo, não é?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?