21 de outubro de 2007

 

As múltiplas faces de Jango

A Editora FGV acaba de lançar o livro “Jango: As Múltiplas Faces”, da autoria de Ângela de Castro Gomes e Jorge Ferreira. João Goulart, ou simplesmente Jango, foi o presidente do Brasil deposto pelo Golpe de Estado de 1964.

A historiografia ainda não fez justiça ao presidente Jango, cuja trajetória revelou-se comprometida com a luta contra a pobreza. Quando ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, Jango aumentou em 100% o salário mínimo e revoltou a burguesia. Grande proprietário de terras, propôs a reforma agrária. Traído pelos militares, preferiu o exílio à resistência contra o golpe, descartando um banho de sangue.

A esquerda deve-lhe desculpas, pois sobre ele pesava a “terrível” acusação de ser reformista, exatamente o que é o Governo Lula apoiado pelas esquerdas. O livro traz uma surpresa: em anexo, um CD com um discurso de Jango numa manifestação em Juiz de Fora (MG). É uma obra de história oral. Vários protagonistas foram ouvidos. Paulo Knauss, diretor-geral do Arquivo Público do Rio de Janeiro fez uma bela resenha para a Gazeta Mercantil (19/10/07). Vai para minha estante.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?