29 de setembro de 2007

 

Record News avança sobre a Globo News e a Band News

Trata-se de uma disputa de mercado, claro, mas, nem por isso menos importante. Quinta-feira, 27, vai marcar a data em que o monopólio da Rede Globo foi quebrado. Neste dia foi inaugurada a Record News, canal exclusivo de notícias da Rede Record. Não é o paraíso da democracia, mas é um passo importante.

Lula entendeu o jogo e compareceu à cerimônia, apertou o “botão” com o empresário Edir Macedo, o bispo proprietário da Igreja Universal. Tem um detalhe importante. A Record News é o primeiro canal aberto a transmitir notícias durante 24 horas, DE GRAÇA. A transmissão é em UHF, no mesmo canal antes ocupado pela TV Mulher.

A disputa pelo poder na mídia foi exposto abertamente. Edir Macedo foi direto ao ponto, ao atacar a Rede Globo que monopoliza a notícia há décadas. Como foi mesmo que Edir Macedo disse?. “Nós fomos injustiçados por muitos anos por um grupo de comunicação que tinha e mantém o monopólio da notícia no Brasil. Daí nosso desejo de dar um fim a esse monopólio”. É uma BOA NOTÍCIA, de fato.

Com a Record News, nós, simples mortais, seremos menos enganados pela farsa noticiosa da Rede Globo. Não que o jornalismo da Rede Record seja virtuoso, mas, com certeza é melhor que o da Rede Globo. Paulo Henrique Amorim, em seu blog CONVERSA AFIADA, informa sobre as pressões da Rede Globo tentando impedir a ida do presidente Lula à inauguração da Record News. Um vexame. A Rede Globo também trabalhou nos bastidores para retirar o Canal TV Mulher da operadora de TV a cabo NET. É que a Globo tem uma participação acionária minoritária na NET hoje controlada pelo mexicano Carlos Slim.

Para Alberto Dines, dito em seu programa de rádio no Observatório da Imprensa (28/09/07) a chegada da Record News será o marco de um novo capítulo no telejornalismo brasileiro. É que a concorrência em jornalismo significa diversidade e a diversidade só se torna visível através da disputa pela qualidade da notícia.

Alberto diz mais: que o discurso inaugural do empresário Edir Macedo contra o monopólio da informação só poderá ser levado a sério se a nova emissora comprometer-se com um padrão “livre de apelações populistas, livre de partidarismo político e do proselitismo religioso”.

O Observatório da Imprensa publica também um artigo de Luis Antônio Magalhães intitulado “COMO MANIPULAR UMA NOTÍCIA”. Trata-se da reportagem da Folha de S. Paulo noticiando a inauguração da Record News de maneira manipulada, com a intenção de enganar o leitor, prejudicar o presidente Lula e beneficiar o governador paulista José Serra. Confira o texto corrompido do jornalista da Folha no Observatório da Imprensa.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?