5 de setembro de 2007

 

Programa "Água Para Todos" é o Governo Wagner mostrando a cara

Vocês sabem que não sou dado a notícias oficiais. Isso é com Assessoria de Comunicação. Mas, neste caso é necessário. Mais de R$ 2,1 bilhões serão investidos pelo Governo da Bahia para aumentar a oferta de água e ampliar os serviços de esgotamento sanitário, em quatro anos, com o programa “Água para Todos”. O PT começa a tirar a Bahia da miséria.

Entre 2007 e 2010, o programa vai atender 1 milhão e 250 mil baianos. São 950 mil na área rural e 300 mil na área urbana. Isso significa que a cobertura da zona rural passará de 30,8% para 51,2%. No mesmo período, o crescimento da cobertura de abastecimento da área urbana vai saltar de 94,3% para 98%. Em termos de esgotamento sanitário serão atendidos 2 milhões e 300 mil baianos.

Do total de recursos, cerca de R$ 980 milhões serão investidos em abastecimento de água, R$ 752 milhões destinados ao esgotamento sanitário, R$ 368 milhões para saneamento integrado e R$ 6 milhões para meio ambiente e projetos socioeconômicos. Os recursos são oriundos de fontes internacionais (BIRD), do Governo Lula e do tesouro da Bahia.

O programa “Água para Todos” vai abranger todo o estado. Serão implantadas 100 mil cisternas, 1.800 poços tubulares e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água, com prioridade para o semi-árido, bacia do São Francisco e seus principais núcleos urbanos e rurais.

Desta vez o foco não será fazenda de gente rica. Serão beneficiadas as populações ribeirinhas, os núcleos próximos aos equipamentos hídricos, as pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família, os residentes nas periferias das grandes cidades, nas áreas de reforma agrária, comunidades indígenas, remanescentes de quilombos, reservas extrativistas e ainda os locais que enfrentam risco de desabastecimento.

O primeiro eixo do programa consiste na perfuração e operação de poços, construção de cisternas para captação de água de chuva, construção e operação de barragens, implantação, ampliação e melhoria de sistemas de abastecimento de água. O segundo é conduzido por outras três linhas de ação: esgotamento sanitário, saneamento integrado e meio ambiente.

O “Água Para Todos” começou. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Elas já estão em fase de licitação. As barragens e sistema de saneamento estão sendo construídos via Ministério da Integração Nacional e as cisternas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através do Programa “Um Milhão de Cisternas”.

Pronto. Só falta agora a transposição do rio São Francisco. Aí então teremos água para todos no Nordeste Setentrional. Não só na Bahia. Mas aí já não é com Wagner, é com Lula.

Comments:
pois estou muito chateado com a embasa nao sei se e particular ou se e junto com o nosso governador tirou agua da barragem de pedra localizado em jequie interior da bahia para lafaiete coutinho.pois tenho um pedaço de terra situada no morro verde zona dos barris e a linha da dutora passa por dentro da minha propriedade e todo mundo tem agua menos eu, pois eles colocou endrometro para muitas pessoas da visinhaça emcrusive dentro da minha propriedade tem (3) indrometro que eu na epoca dei permiçao para eles colocar a agua par os visinhos, vai a uma distancia de (2) dois km a cima, e Eu nao solicitei na epoca por q Eu nao tinha sede so tina a terra, agora q consegui construir uma sede fui solicitar um endrometro para poder ter agua, e Eles min diserom q nao pode colocar o endrometro por q agua e bruta e nao tratada.imagine o senhor como estar a minha cituaçao, Eu estou muito triste com tudo isso pois estou min sentindo discriminado por essa por estar entidade q se cha Empresa Bahiana de saneamento basico. presiso da sua ajuda meu governador pois sei q vc pode resouver isso para min. minchamo Rodiney Meira orrico filho de nossa terra jequie bahia. espero por respostas pois estou aguardando. meu imail E (rrodiney@bol.com.br) sem mais para o momento.
 
Diante da situação é dificil acreditar no cumprimento das propostas de alternativas de desenvolvimento hidrico em tempo habio. pois, estamos mais de dois anos sem abastecimento de água nas comunides rurais de Cascalheira, Mocambo, Boqueirão de Cima no Município de Sítio do Quinto/BA.
 
As pessoas que residem na comunidade da Cascalheira, Sítio do quinto/BA passa por grandes dificuldades causadas pela falta de abastecimento de agua para consumo e pelo acomulo de lixão.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?