11 de setembro de 2007

 

Lula vai mudando o Bolsa Família, para melhor

Em geral, nossa imprensa tem um modo particular de informar. De preferência com um ranço anti-governista, pretensamente “crítico”. Sobre o vitorioso programa social Bolsa Família, então, nem se fala. É como se o jornalista ficasse com a consciência pesada por falar bem do governo Lula. Foi treinado para atacar.

Li, recentemente (14/08/07), uma reportagem do jornal Valor sobre o Bolsa Família. Boa reportagem. O jornal informava que 1 milhão e 400 mil pessoas deixaram o programa em três anos. Muitos saíram porque conseguiram renda própria, mas, a grande parte saiu – ou foi cortada – por duplicidade cadastral, não localização das famílias no endereço cadastrado e renda familiar superior ao exigido.

Não existe ainda mecanismo de aferição capaz de identificar a razão exata dos que saem do Bolsa Família, se de fato porque ascenderam socialmente ou se saíram porque estavam fraudando o programa. Com o Cadastro Único houve avanço no controle. Com o cruzamento de dados será possível identificar quem ingressou no mercado formal de trabalho.

Mas, cabe às prefeituras a responsabilidade pela honestidade das informações. Com os prefeitos e vereadores que temos é uma grande dificuldade. A sociedade tem que estar vigilante, a imprensa tem um importante papel na denúncia pública das deformações.

Nossos jornalistas – aqueles que não seguem a cartilha da Folha de S. Paulo e da revista Veja – podem ter certeza: NÃO é culpa do Lula. Ao contrário, o Governo Lula, que acaba de ter 64% de aprovação na pesquisa Barômetro, acertou com o Bolsa Família. Ele representa 0,3% a 0,4% do PIB brasileiro e apenas com isso obteve 21% de redução na desigualdade social.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?