22 de setembro de 2007

 

Ibope mostra que aprovação do governo e confiança em Lula continuam em alta

Continuam em alta os índices de avaliação e aprovação do governo Lula, bem como os relativos à confiança do presidente, revela pesquisa CNI/Ibope divulgada no último dia 20 de setembro.

A grande imprensa desapareceu com as matérias sobre o PNAD, pesquisa amplamente favorável ao governo Lula, e substituiu o noticiário com as matérias sobre o IBOPE.

Uma pequena variação para baixo foi constatada, e as manchetes foram do tipo: cai aprovação do governo Lula. Nada mais falso. A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa do Ibope.

Segundo o levantamento, 63% da população aprova o governo, sendo que 48% consideram a administração federal boa ou ótima. Na última pesquisa, realizada em junho, os índices eram, respectivamente, 66% e 50%. As variações, portanto, estão dentro da margem de erro.

A confiança no presidente Lula também permanece elevada: 60%, contra 61% em junho. Uma pequena variação também dentro da margem de erro. O mancheteiro da imprensa marrom estampa logo que a confiança no presidente “caiu” um ponto.

Os altos índices de avaliações positivas se repetem em quase todas as faixas do eleitorado, segundo as categorias estabelecidas pelos pesquisadores: renda, idade, escolaridade, região, sexo, porte e condição do município.

As exceções, em alguns casos, ficam por conta dos eleitores mais ricos e daqueles com curso superior, nichos da população em que as percepções positivas e negativas tendem ao empate técnico.

As exceções ocorrem no público que lê a revista Veja, a Folha de S. Paulo ou que ainda perde tempo levando a sério o noticiário da Rede Globo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?